
Windows 03 Mai
05 de setembro de 2024 10
A Anatel emitiu hoje um aviso sobre golpes envolvendo falsas notificações e multas pelo uso de VPNs (Virtual Private Network) no Brasil. O golpe explora a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para bloquear o acesso ao X (antigo Twitter) no Brasil, válida desde 30 de agosto.
Segundo a Anatel, o golpe se baseia na multa de R$ 50 mil para pessoas e empresas que usarem VPN para acessar o X no Brasil. A falsa notificação é enviada para os usuários de diversas formas:
stão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma “X”. O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras.
As instruções são de que o usuário não abra mensagens do tipo e seus anexos, pois eles podem conter boletos falsos que enviam valores para criminosos e até vírus, malwares e spywares que podem invadir seu computador ou celular, causando danos graves ao dispositivo ou roubando informações sensíveis.
Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem.
O curioso é que a instituição da multa e o bloqueio do X no Brasil fez o uso de VPN crescer 1.600% no Brasil, segundo a VpnMentor. Até o momento, não há notícias de pessoas ou empresas notificadas oficialmente pela Anatel pelo uso deste tipo de ferramenta.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários