Economia e mercado 21 Nov
A BYD, famosa fabricante chinesa de veículos elétricos, tem buscado trazer ao mercado algumas inovações ou novidades aprimoradas. Atualmente, um dos esforços da marca está em desenvolver o primeiro pacote de bateria de íons de sódio de 2,3 MWh, que será feito para o armazenamento de energia ao nível de rede.
Vale destacar que hoje, a BYD é a segunda maior fabricantes de baterias do planeta, o que reforça o quão impressionante pode ser a nova tecnologia que segue em desenvolvimento. Segundo a fabricante, a bateria de íons de sódio é capaz de atender todos os requisitos de um sistema de armazenamento de energia de bateria ao nível de rede (BESS).
A nova tecnologia é chamada de MC Cube-SIB ESS e é a “primeira bateria de íons de sódio de alto desempenho” do mundo, focada no armazenamento de energia em rede. A bateria também é construída com base na arquitetura de embalagem Blade da própria BYD, conforme explicado por Kai Wang, da BYD.
Com capacidades de 2,3 MWh, o MC Cube de 1200 V pode contar com uma voltagem que abrange a faixa de 800 V-1400 V.
Por ter uma matéria-prima que pode ser encontrada em grande abundância, as baterias de íons de sódio são muito mais baratas que outras baterias atuais, além de também apresentarem uma vida útil estendida e com uma maior taxa de descarga, mesmo quando elas não estão quentes.
Além disso, essas baterias são ainda mais seguras que os modelos que fazem uso de lítio, que por sua vez podem apresentar uma fuga térmica incontrolável em certas circunstâncias, como perfuração, exposição a altas temperaturas e até mesmo defeitos de fábrica. Aproveite para ver outras novidades da BYD aqui.
Comentários