
Economia e mercado 29 Jan
30 de janeiro de 2025 14
A Amazon está sendo processada por usuários em uma ação coletiva movida no tribunal Federal de San Francisco, nos EUA. A alegação é que a empresa usou o seu aplicativo para espionar dezenas de milhares de usuários sem autorização e vendeu as informações obtidas para terceiros, as informações são da Reuters.
Dentre as informações coletadas sem autorização estão dados pessoais, afiliações religiosas, orientação sexual e até problemas de saúde. A investigação aponta que a Amazon usou um acesso "backdoor" integrado ao código Amazon Ads SDK, distribuído pela Amazon aos desenvolvedores de aplicativos.
A Amazon efetivamente coletou as impressões digitais dos consumidores e correlacionou uma grande quantidade de informações pessoais sobre eles inteiramente sem o conhecimento e consentimento dos consumidores.
O processo diz que os dados coletados pela Amazon são vendidos para terceiros, além de serem utilizados pela própria empresa para fins de marketing e venda de produtos na sua loja.
Uma das queixas foi apresentada por Felix Kolotinsky, que diz que a Amazon coletou suas informações pessoais sem autorização usando o SDK integrado ao aplicativo Speedtest by Ookla instalado no seu celular.
Kolotinsky diz que esta conduta viola a lei penal da Califórnia, estado onde ele vive, e uma lei estadual contra o acesso não autorizado a dispositivos eletrônicos. A ação se transformou em um processo coletivo que busca indenizações pela exposição de dados de milhares de californianos.
A Amazon não respondeu aos pedidos de comentários da Reuters, mas o caso tem o potencial de incentivar mais processos em outras regiões do mundo, como na Europa e no Brasil, onde leis de proteção de dados proíbem a coleta de dados sem o consentimento dos usuários.
Processos como este estão se tornando cada vez mais comuns no mundo todo, pois a privacidade está se tornando cada vez mais valiosa com a quantidade de dispositivos eletrônicos, câmeras, sensores e microfones vendo tudo o que fazemos. A Apple é um exemplo, condenada a pagar US$ 95 milhões por usar a Siri para direcionar anúncios aos usuários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários