LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google vai usar IA para determinar se o usuário é menor de idade

13 de fevereiro de 2025 0

O Google anunciou um novo recurso baseado em inteligência artificial para proteger usuários mais jovens em suas plataformas, incluindo o YouTube. A empresa começará a testar um modelo de aprendizado de máquina que pode estimar se um usuário tem menos de 18 anos com base em seu histórico de pesquisa, preferências de vídeo e idade da conta.

Não é de hoje que surgem relatos de crianças sendo expostas a conteúdo adulto nas plataformas do Google, principalmente no YouTube. Mesmo que a gigante da tecnologia já possua inúmeras ferramentas para tentar mitigar casos como este, novas soluções continuam surgindo constantemente e a IA pode ser uma forte aliada no desenvolvimento destes recursos.

Caso a IA identifique um usuário como menor de idade, filtros apropriados serão aplicados para restringir o acesso a conteúdo adulto, proporcionando uma experiência mais segura. Esse recurso faz parte dos esforços da empresa para reforçar a segurança infantil e será testado nos Estados Unidos ainda este ano, com uma expansão global prevista para 2026.

Foto: reprodução

O YouTube também receberá uma nova ferramenta para filtrar conteúdo adulto de espectadores mais jovens, utilizando a mesma tecnologia de IA para prever se o usuário é menor de idade e aplicar as restrições de conteúdo conforme necessário.

Além disso, o Google está ampliando seus controles parentais. O recurso "School Time", antes exclusivo para smartwatches, será disponibilizado em celulares e tablets Android. Com ele, os pais poderão limitar quais aplicativos e funções seus filhos podem acessar durante o horário escolar, minimizando distrações.

Outra novidade é o alerta de conteúdo sensível no Google Mensagens. O recurso será ativado automaticamente para menores de 18 anos, com opções de controle parental para contas supervisionadas, enquanto será opcional para adultos por meio das configurações do Android.

Em paralelo, o Google removeu recentemente seu compromisso de não utilizar IA para fins militares ou de vigilância, afirmando a necessidade de participar de discussões globais e contratos governamentais. A empresa argumenta que essa mudança contribuirá para avanços em cibersegurança e biologia, embora críticos vejam isso como uma contradição aos padrões éticos estabelecidos em 2018 para evitar usos prejudiciais da tecnologia.

O que você achou dessas novidades no Google?


0

Comentários

Google vai usar IA para determinar se o usuário é menor de idade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2