LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado Livre, Instagram e mais são notificados por promover venda de cigarros eletrônicos

02 de maio de 2025 2

YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre foram notificados na última terça-feira (29) pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) pela venda e conteúdos promovendo o comércio de cigarros eletrônicos no Brasil.

A notificação foi feita após o CNCP identificar 1.822 páginas ou anúncios ilegais relacionados a cigarros eletrônicos nas plataformas. O Instagram é, de longe, o maior disseminador de propagandas promovendo os chamados vapes. Confira a lista com a quantidade de anúncios destes produtos em cada rede social e loja:

  1. Instagram: 1.637 anúncios (88,5% do total)
  2. YouTube: 123 anúncios (6,6%)
  3. Mercado Livre: 44 anúncios (2,4%)

TikTok e Enjoei também apresentaram anúncios irregulares, mas a quantidade em cada um não foi revelada por ser menor em comparação com os demais.


Influenciadores e vendedores de cigarros eletrônicos juntos tinham quase 1,5 milhão de inscritos nas plataformas que usavam para promover os vapes com anúncios.

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, destaca que venda e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pelas resoluções RDC nº 46/2009 e RDC nº 855/2024 da Anvisa e pelos artigos 278 e 334-A do Código Penal.

A comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil é ilegal e representa sérios riscos à saúde pública, pois carecem de regulação ou de autorização para serem comercializados.

A Enjoei publicou uma nota dizendo:

sua política já proíbe anúncios dessa natureza e que, diante da notificação, reforçou o monitoramento e a exclusão de publicações indevidas. A companhia atua proativa e incisivamente no combate à comercialização de produtos irregulares ou ilícitos em seu site ou aplicativo, com um time dedicado ao desenvolvimento de medidas e soluções tecnológicas para exclusão de anúncios e bloqueio de vendedores que não estejam em conformidade com a legislação e com as regras adotadas pelo Enjoei. Entre as ferramentas adotadas pela plataforma estão o bloqueio automático à publicação de anúncios com características de ilicitude, além de opções de denúncia dentro do site e do aplicativo. O Enjoei é signatário do guia do CNCP e colabora ativamente com as autoridades nesse sentido.

Demais plataformas ainda não se manifestaram até o momento, mas esta não é a primeira vez que a Meta (dona do Instagram) é notificada por promover a venda de cigarros eletrônicos. Em novembro de 2024, o Procon-SP pediu esclarecimentos após anúncios de vapes serem detectados no Facebook e no Instagram.


2

Comentários

Mercado Livre, Instagram e mais são notificados por promover venda de cigarros eletrônicos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2