
Segurança 19 Mar
A Kaspersky divulgou hoje um novo relatório comprovando que o número de golpes que visam celulares e aplicativos bancários cresceu no primeiro trimestre de 2025. No total, hackers tentaram invadir mais de 12 milhões de celulares, um aumento de 36% em relação ao último trimestre de 2024.
Os ataques utilizaram 180 mil aplicativos com códigos maliciosos em aparelhos Android, quantidade 27% maior que a do último trimestre. A maioria deles visando informações bancárias, desviar dinheiro e aplicar golpes em outros usuários. Este tipo de ação já havia crescido 196% em 2024.
O crescimento é explicado por uma campanha criminosa envolvendo o trojan Mamont, que se passa por aplicativos legítimos visando roubar dados bancários, mensagens de texto e dados pessoais das vítimas, e o Triada, um backdoor encontrado em celulares falsificados.
De acordo com a Kaspersky, o Triada modifica endereços de carteiras de criptomoedas, links, intercepta mensagens de texto e rouba dados dos usuários.
Também estavam em destaque trojans que se passam por aplicativos que fornecem filmes e séries grátis. Após serem instalados, eles solicitam permissões de administrador e acessibilidade para que criminosos controlem o celular remotamente.
Para evitar estas ameaças, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários