LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Livre e seguro: Purism e KDE se juntam para lançar smartphone com Linux e encarar Android e iOS

15 de setembro de 2017 58

Se você sente falta de mais opções do mercado de smartphones - principalmente se você dá preferencia a softwares livres - a Purism e a KDE estão juntando forças para levar o Plasma Mobile aos usuários com o dispositivo móvel Purism Librem 5.

Mas que nomes são esses? E o que isso significa? Bem, começando pela KDE, trata-se de uma comunidade internacional de desenvolvedores de softwares em código aberto e multiplataforma. As aplicações da KDE são projetadas para rodar em sistemas GNU/Linux, Solaris, Windows e Mac OS X.

Eles também são responsáveis pela distribuição do Plasma Mobile, um ambiente gráfico livre, aberto e cheio de recursos para dispositivos móveis. Ele vem sendo testado em vários dispositivos disponíveis, mas você não vai encontrar um aparelho das marcas conhecidas do mercado rodando um Plasma Mobile. Isso porque os smartphones usam hardware que exige software proprietário para funcionar, e, bem... isso vai contra o objetivo de entregar um sistema livre e aberto.


Por isso, a necessidade de uma parceria com uma empresa de hardware alinhada com os princípios da comunidade. E é aí que entra a Purism, uma fabricante que produz dispositivos de alta qualidade e que respeita os ideais de liberdade aos usuários.

Em uma campanha de financiamento coletivo, as duas empresas esperam arrecadar o necessário para produzir este que seria o primeiro smartphone verdadeiramente livre e aberto, o Librem 5, usando o PureOS.

Lydia Pintscher, presidente do KDE, disse que "produzir um smartphone com software livre e focado na privacidade tem sido um sonho da comunidade KDE há muito tempo".

Nós criamos o Plasma não somente para rodar em desktops e laptops, mas também em todo o espectro de dispositivos. Ter acesso completo à plataforma de hardware da Purism é um sonho para a comunidade KDE. A associação com a Purism nos permitirá preparar um Plasma Mobile para o mundo real e integrá-lo perfeitamente a um dispositivo comercial pela primeira vez.

Entre as vantagens que o smartphone livre pretende oferecer é a proteção e a promessa de nunca buscar o lucro com os dados dos usuários. Ele não venderá nem rastreará informações, sequer vai exigir que você insira detalhes bancários para obter um aplicativo na loja.

Com a nova parceria, a Purism está otimista em quebrar a hegemonia das duas empresas dominantes no mundo dos smartphones. "Nós acreditamos que o Plasma Mobile se tornará um competidor sério, que pode quebrar o atual duopólio e trazer para o mercado um sistema operacional para sistemas móveis repleto de recursos e totalmente livre e de código aberto", disse Todd Weaver, CEO da Purism.

Para mais detalhes e contribuições, acesse a página do financiamento coletivo através deste link.


58

Comentários

Livre e seguro: Purism e KDE se juntam para lançar smartphone com Linux e encarar Android e iOS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista