
18 Maio 2019
26 de junho de 2017 5
Profissionais de TI agora podem instalar o SUSE Linux Enterprise Server 12 (SLES) através da própria Windows Store. Trata-se de um sistema operacional de servidor amplamente adotado por sua capacidade de cargas de trabalho físicas, virtuais e baseadas em nuvem. E, claro, sua segurança. Além disso, o openSUSE Leap 42 também está disponível.
Essa não é a primeira distribuição Linux que chega à loja do Windows 10. Depois que a Microsoft disponibilizou o subsistema Linux no Windows, tornou-se possível rodar comandos nativos do Ubuntu dentro do sistema da Microsoft, e com isso uma expansão natural dessa integração trouxe também o Fedora e o OpenSUSE para a Windows Store.
Com o SLES, os profissionais de TI podem implantar serviços e melhorar a infraestrutura das empresas, e tudo fica mais prático com a instalação direta dentro do Windows 10, sem a necessidade de criar diferentes partições para cada sistema operacional ou de se fazer uso de máquinas virtuais.
Claro, tudo isso rodará em uma sandbox, porém ela é nativa do Windows 10, e proporciona tudo o que essas distribuições têm a oferecer.
Para instalar o SUSE Linux Enterprise Server 12 (SLES) ou openSUSE Leap 42 será necessário ter as mais recentes compilações Insider, já que essa integração fará parte das novidades que devem chegar com a Fall Creators. Ou seja, ainda está tudo em fase de testes, mas os que desejarem experimentar e relatar possíveis bugs à Microsoft, podem encontrar os softwares nos links abaixo.
Comentários