LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android P ganha suporte a navegação por gestos e mudanças em sua interface

08 de maio de 2018 38

Google lançou a primeira prévia do Andorid P para desenvolvedores em março. Agora na conferência Google I/O 2018 é que a gigante das buscas finalmente apresentou oficialmente a nova versão do seu sistema ao público.

A primeira beta veio com nova interface baseada na segunda geração do Material Design. E na segunda prévia do sistema temos mudanças no modo como o usuário interage com o sistema. Sendo possível alterar a barra de navegação para acessar a tela de recentes ao deslizar para cima ou alternar entre apps deslizando para esquerda ou direita, por exemplo.

Novos gestos

Os novos gestos foram adicionados ao respectivo menu do sistema, onde anteriormente encontrávamos as opções de acessar as notificações deslizado o dedo no leitor biométrico ou abrindo o app de câmera ao pressionar duas vezes o botão de energia.

Ao ativar o novo recurso ‘Deslizar para cima no botão home’, você pode alterar rapidamente entre os apps abertos ou exibir os cartões dos mesmos, que agora são organizados por rolagem horizontal e não mais vertical. Este comando pode ser executado de qualquer tela do Android.

Silenciar e bateria adaptativa

Outro atalho que foi adicionado pela Google nesta segunda prévia do Android P é o de silenciar o smartphone. Para isso, basta pressionar os botões de energia e volume mais ao mesmo tempo para que seu celular pare de tocar. Enquanto alguns smartphones possuem botões dedicados para isso, como no caso dos modelos da OnePlus, a novidade do Android P permite facilitar a vida do usuário ao interromper algum toque indesejado.

Há também a possibilidade de silenciar o smartphone ao colocá-lo com a tela voltada para baixo. Este recurso existe em alguns aparelhos com versões modificadas do sistema, o que não chega a ser uma novidade aqui.

A cada nova versão do Android, Google vem tentando fazer o sistema usar a bateria do smartphone de forma mais inteligente. Enquanto no Oreo e anteriores tivemos uma redução do consumo em standby, agora com o Android P há um maior controle sobre os aplicativos que não são usados com frequência pelo usuário, impedindo que serviços indesejados continuem devorando bateria em segundo plano.

Um Android mais colorido

Desde o Lollipop que Google vem adicionando mais cores ao seu sistema móvel, permitindo que cada app possa mudar a cor da barra de status, por exemplo. Com o Android P, a empresa fez melhorias neste aspecto, permitindo que o usuário escolha ter uma interface que mude de cor de acordo com o aplicativo em uso ou escolher uma cor fixa.

A mudança de cor agora é aplicada à barra de navegação, deixando os extremos da tela da mesma cor. No exemplo acima vemos que tanto a barra de status quanto a inferior com os botões do sistema ficaram na cor laranja. Para quem prefere deixar a barra de navegação sempre preta ainda é possível no Android P.

Nova interface

Como visto na primeira prévia do Android P, Google vem remodelando o seu sistema operacional. Os ícones dos atalhos ganharam fundos coloridos – no caso da linha Pixel temos azul. A tela de configuração também foi reformulada e deve ganhar outras modificações até o lançamento da versão final.

E mesmo com tantos pedidos por parte dos usuários, o Android P ainda não apresenta suporte nativo a temas ou pelo menos uma opção de interface completamente escura.

Brilho adaptativo melhorado

Outro local onde o aprendizado de máquina é empregado é o brilho. Google finalmente decidiu fazer algo sobre o seu incrível Brilho Adaptativo. No Android P, ele continuará com o mesmo nome, mas funcionará como o brilho automático da Samsung, pois quando você ajusta manualmente o controle deslizante, ele se lembra da sua configuração para essa situação de iluminação específica e, em seguida, reaplica automaticamente no futuro.

Ações nos apps

As versões anteriores do Android tinham previsões de aplicativos, em uma linha superior dedicada na gaveta de aplicativos, mas como o Android P as coisas passam para o próximo nível, adicionando ações previstas dentro dos aplicativos. Você verá até duas opções abaixo da linha de aplicativos sugeridos, podendo ser coisas como chamar um contato específico ou iniciar um exercício dentro de um aplicativo de condicionamento físico.

As sugestões são baseadas nos seus padrões de uso e as ações do aplicativo serão exibidas em todos os lugares, inclusive nos resultados de pesquisa, com links diretos em aplicativos que oferecem suporte a isso. Além disso, uma nova API do Slices permite que os desenvolvedores mostrem snippets interativos da interface do usuário do aplicativo. No Android P, isso funcionará na pesquisa inicialmente.

Programa beta

E como aconteceu no ano passado com o Oreo, Google também lançou um programa beta que desta vez vai além da linha Pixel. Aqueles que possuem os seguintes smartphones também poderão testar a novidade: Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2s, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, Essential Phone e até o mesmo o OnePlus 6 quando chegar ao mercado.

Para fazer parte do programa de teste, basta acessar o link na fonte da matéria.


38

Comentários

Android P ganha suporte a navegação por gestos e mudanças em sua interface
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista