
Android 15 Ago
Ao que tudo indica, nós brasileiros logo contaremos com mais uma opção de streaming de música. Segundo fontes do mercado ouvidas pelo jornal Estado de São Paulo, o Amazon Music poderá chegar ao Brasil em breve, provavelmente entre o final de 2018 e o primeiro trimestre de 2019 – período necessário para estabelecer toda a operação, parcerias e montar uma equipe.
Nascido em 2014 como uma extensão do Prime, programa de vantagens da companhia americana para assinantes, o Amazon Music se tornou um serviço de streaming independente apenas em 2016. Nos Estados Unidos, a sua assinatura fica por cerca de U$$ 10, algo equivalente a aproximadamente R$ 40 em conversão direta – mas clientes que assinam o Prime ganham um desconto de 20% e pagam apenas U$$ 8, cerca de R$ 32.
De acordo com o jornal, a Amazon já chegou a realizar algumas reuniões no Brasil para apresentar o serviço às gravadoras e distribuidoras que atuam em nosso país, mas informações como o preço da assinatura mensal, valor de repasse as empresas e artistas, além de outros detalhes, ainda não foram divulgados.
Apresentando uma base de usuários com cerca de 20 milhões de contas ativas, de acordo com uma estimativa recente de mercado, o serviço de streaming da gigante do varejo ocupa uma boa posição e já supera outras grandes plataformas, como é o caso do Deezer, que diz ter 12 milhões de ouvintes. No entanto, ainda é visto muito atrás dos líderes Spotify, que possui 83 milhões de assinantes, e Apple Music, que soma cerca de 40 milhões.
Apesar de vislumbrar um mercado brasilieiro em expansão, com um crescimento de aproximadamente 64% no ano passado - quando comparado a 2016, a Amazon Music deverá encontrar uma concorrência de peso a sua frente, com grandes nomes como Spotify, Deezer e Apple Music muito bem estabelecidos por aqui.
Para viabilizar essa chegada, a companhia de Jeff Bezos está à procura de um executivo que possa assumir a responsabilidade do serviço em nosso país. Por isso, publicou um anúncio em seu site de empregos à procura de um profissional “com experiência provada em estabelecer negócios de mídia fora dos Estados Unidos” e com conhecimento em “áreas como desenvolvimento de negócios, marketing, finanças e tecnologia”. O escolhido ainda será o responsável por montar a equipe do serviço e liderará a operação a partir dos escritórios da empresa em São Paulo.
As novidades não param por aí. A Amazon também está buscando um profissional capaz de coordenar a produção de séries originais brasileiras para o seu serviço de streaming Amazon Prime Video, que está disponível em terras tupiniquins desde 2016. De acordo com a descrição da vaga, a procura é por um “executivo de televisão para desenvolver séries roteirizadas para os clientes do Prime Video”.
Ainda de acordo com o jornal, a companhia deve adotar uma estratégia muito semelhante a feita pela sua maior concorrente no país, a Netflix, com investimentos pesados na produção de conteúdo nacional. Um dos projetos, como exemplo, é fruto de um acordo com uma produtora local para o desenvolvimento de um programa baseado em livros de suspense escritos pelo escritor e musico Tony Bellotto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários