
Android 06 Dez
11 de dezembro de 2019 2
Visando proteger a privacidade de seus usuários a Mozilla, empresa dona do popular navegador Firefox (que ganhou o recurso PiP em sua mais recente versão), tirou do ar quatro extensões do Avast – incluindo duas oferecidas em nome da AVG – que estavam disponíveis para download na biblioteca de add-ons disponíveis para o browser.
A ação se deu devido à violação das políticas de coleta de dados da organização, punindo as extensões Avast Online Security, Avast SafePrice, AVG Online Security e AVG SafePrice.
A Avast é dona da AVG, então, as extensões, apesar de possuírem nomes ligeiramente diferentes, traziam exatamente as mesmas funcionalidades.
A SafePrice, como o próprio nome sugere, era responsável por comparar preços em lojas de e-commerce; enquanto a Online Security alertava o usuário sobre programas maliciosos e páginas clonadas durante a navegação.
A famosa marca de anti-vírus pretende re-enviar todas as extensões para o repositório do Firefox uma vez que o problema tenha sido solucionado – ela explicou que todas necessitavam coletar os endereços dos sites a fim de proteger os usuários, retificando que as informações não ficavam vinculadas a um ID único.
Entre os dados coletados pelas extensões do Avast estavam o título da home page e a página de origem do acesso, ou seja, a empresa poderia saber não só o site visitado como também que página levou o usuário a entrar nele, como explica Wladimir Palant, pesquisador de segurança.
Curiosamente, todas as extensões continuam disponíveis na Chrome Web Store, mesmo que Palant tenha avisado sobre a coleta excessiva de dados para a gigante das buscas.
Em resposta ao TudoCelular.com, a Avast liberou o seguinte comunicado:
Oferecemos nossas extensões de navegador Avast Online Security e SafePrice por muitos anos através da loja da Mozilla, bem como do Opera. Estamos em contato com eles para fazer os ajustes necessários em nossas extensões para que estejam alinhadas com os novos requisitos. A extensão Avast Online Security é uma ferramenta de segurança que protege os usuários online, inclusive contra sites infectados e ataques de phishing. É necessário que este serviço colete o histórico da URL para fornecer sua funcionalidade esperada. A Avast faz isso sem coletar ou armazenar a identificação de um usuário. Já implementamos alguns de seus novos requisitos e lançaremos outras versões atualizadas que sejam totalmente compatíveis e transparentes de acordo com os novos requerimentos. Elas estarão disponíveis como de costume nas lojas em um futuro próximo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários