
Software 24 Jun
O Windows 11 foi oficialmente apresentado ao público na manhã desta quinta-feira (24), e muitos recursos já foram detalhados pela Microsoft. Além de destaques como o redesign e novas funções focadas em produtividade, o sistema operacional passará a oferecer suporte nativo aos aplicativos do Android.
Os apps desenvolvidos para o sistema operacional assinado pelo Google chegarão à plataforma do Windows através da integração com a loja de aplicativos da Amazon. Durante o evento de apresentação do Windows 11, a empresa demonstrou o TikTok rodando no sistema operacional.
A Microsoft explica que os aplicativos estarão disponíveis através da própria Microsoft Store, mas integrada à Amazon Appstore para receber os títulos e disponibilizá-los para os usuários do novo sistema operacional. O funcionamento será dado pelo “Intel Bridge”, tecnologia adquirida através de uma parceria firmada entre a Microsoft e Intel.
O Intel Bridge é um emulador de software que executa aplicativos projetados para uma variedade de plataformas em sistemas operacionais baseados em x86. A gigante dos processadores diz que essa estratégia deverá abranger mais aplicações no futuro, não se limitando ao Windows 11.
O recurso possibilitará uma integração “perfeita e suave”, segundo Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft.
Nas capturas de tela acima, é possível observar a Microsoft Store oferecendo os títulos disponíveis na loja de aplicativos da Amazon, com um botão para "Obter pela Amazon Appstore" (do inglês, "Get from Amazon Appstore"). A nova função de arranjo de janelas é exibida na última imagem, contribuindo para o uso em multitarefa mais dinâmico e prático.
Os aplicativos adquiridos poderão ser fixados no menu Iniciar ou na barra de tarefas. Utilidades cotidianas como o Uber, Yahoo e Kindle também são discretamente mostradas em uma das capturas fornecidas pela Microsoft.
Vale ressaltar que, embora estejam operando sobre uma plataforma desenvolvida pela Intel, os aplicativos também obterão suporte em processadores de concorrentes, incluindo a AMD.
Além de ser uma clara resposta à integração do iOS e macOS recentemente anunciada pela Apple, a iniciativa é mais um passo para aproximar os sistemas operacionais para PCs e mobile, mas é válido ressaltar que os aplicativos com os quais os usuários interagem com maior frequência, como Google Mapas, não estão disponíveis.
O que achou da novidade? Será útil para você? Conte para nós!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários