Software 23 Dez
A Microsoft está tentando tornar a recuperação de sistema melhor para usar em casos de necessidade. Para isso, a empresa fará com que o Windows utilize o Update para que o recurso seja implementado de forma mais rápida. Disponível no Canary Channel há alguns meses, a funcionalidade deve estar pronta para todos os usuários em breve.
Em geral, a novidade aparecerá como uma opção de sistema, desenvolvida para dar a possibilidade de o usuário reinstalar o software com o Windows Update. Caso não saiba, isso já possível na versão Insider Preview Build 25905 em uma opção que aparece com o nome “Corrigir problemas usando o Windows Update”.
A Microsoft implementou esse recurso pela primeira vez na build em julho, mencionando os reparos no sistema por meio do Update. Na prática, esse processo torna possível restaurar completamente o Windows sem que acabe substituindo os arquivos, aplicativos e configurações feitas pelo usuário originalmente em seu sistema.
Inclusive, a descrição enfatiza que a funcionalidade faz com que o sistema do computador seja reinstalado sem remoção dos itens citados. Essa forma mais generalizada dá a entender que a funcionalidade pode marcar presença também em outras versões do Software, sejam elas anteriores ou posteriores ao Windows 11.
Seja como for, ainda não há uma data certa para que esse recurso seja de fato implementado ao sistema operacional da Microsoft. Por enquanto, especula-se que ela deve marcar presença na próxima atualização, que trará o Windows 11 Moment 5 e deve ser lançada ao público em fevereiro do próximo ano, visto que está na build Canary desde julho.
Veja também: o encerramento do suporte a drivers de terceiros para impressoras anunciado pela Microsoft.
Comentários