
Curiosidade 22 Mar
25 de março de 2024 4
Com o lançamento iminente do Android 15, o Google poderá tornar praticamente impossível instalar alguns aplicativos Android devido a um novo requisito. Por um bom tempo, os aplicativos Android precisaram ter como alvo pelo menos o Android 6.0, mas o Android 15 está elevando essa régua.
Segundo o portal Android Police, através do código da prévia para desenvolvedores do Android 15 (DP2), o novo mínimo que o Google está considerando aplicar é que os aplicativos deverão ter como alvo pelo menos o Android 7.1. Isso corresponde à versão do SDK 24, enquanto o Android 15 seria a versão 35. Essa escolha ainda não é definitiva, vale notar.
Este bloqueio já parece estar em vigor, com um aplicativo mais antigo, direcionado ao Android 6.0, instalando perfeitamente no Android 14, mas não instalando de forma alguma nas compilações atuais do Android 15.
Isso foi testado instalando o aplicativo através do ADB. No próprio dispositivo, um prompt do Google Play Protect bloqueia a instalação, mas oferece uma opção para instalar o aplicativo de qualquer maneira, o que, no final das contas, não funciona. A instalação é bloqueada pelo próprio sistema operacional.
Na realidade, isso provavelmente não afetará a grande maioria dos aplicativos em seu dispositivo. Embora o Android 6.0 seja frequentemente a versão mais antiga do sistema operacional que os aplicativos suportarão, a maioria dos aplicativos tem como alvo versões muito mais recentes, se não as mais recentes do Android.
Para os aplicativos afetados, no entanto, será necessário que o desenvolvedor aumente a versão alvo para permitir que o aplicativo ainda seja instalado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários