
Google 28 Abr
30 de abril de 2024 20
O Google pode reapresentar os Widgets de Tela Bloqueada no Android 15. No entanto, esses “widgets” podem ser parecidos com as ações ao vivo que a Apple implementou no iOS.
Os widgets do Android são uma das adições mais úteis a qualquer dispositivo com esse sistema operacional. Incluindo recursos para acompanhar o clima, ações na bolsa de valores, calendário ou duração da bateria, esses widgets oferecem muitas informações rapidamente.
Dispositivos Android, incluindo smartphones e tablets, oferecem suporte a widgets da tela inicial há mais de uma década. No entanto, provavelmente por razões de segurança, o Google interrompeu o suporte ativo a widgets que os usuários poderiam colocar em uma tela de bloqueio.
Contudo, diversos relatos indicam que o Google está trazendo de volta os widgets da tela de bloqueio. O suporte para widgets de tela de bloqueio parece ter retornado, mas apenas para tablets. Mesmo no caso de tablets, os usuários terão que deslizar a lateral direita da tela para que esses widgets apareçam. Em outras palavras, os widgets não aparecerão diretamente ou ficarão na tela de bloqueio. O Google parece estar restringindo os widgets da tela de bloqueio a um espaço separado.
As telas de bloqueio em smartphones que executam a versão estável mais recente do Android são bastante vazias. Os usuários têm a capacidade de controlar a música, ver notificações, fazer uma chamada de emergência, ligar a lanterna do dispositivo e tirar uma foto. No entanto, os widgets só ficam acessíveis após desbloquear o dispositivo.
O Google pode não oferecer widgets de tela de bloqueio no sentido literal. No entanto, a empresa parece estar trabalhando para melhorar o recurso “At a Glance”. De acordo com Mishaal Rahman, da Android Authority, o Google está ajustando o back-end do At a Glance, talvez para funcionar bem com os widgets.
O conteúdo disponível por meio do recurso At a Glance é baseado na API Smartspace. Os widgets Android são criados na API RemoteViews. Se o Google adicionar suporte RemoteViews à API Smartspace, a empresa poderá abrir o caminho para widgets reais.
Não é preciso dizer que existem muitas preocupações de segurança e restrições de espaço num smartphone Android. Sem mencionar que, para começar, poucos fabricantes de smartphones implantam ativamente o recurso At a Glance.
Mishaal habilitou algumas flags experimentais no Android 15 Beta 1.2, lançado recentemente, para ativar o At a Glance. Essas flags tornaram o recurso visível na parte inferior da tela de bloqueio de um smartphone executando a versão beta mais recente do Android 15. Esse é o mesmo lugar em que a Apple posiciona as “atividades ao vivo” no iOS.
Reposicionar o recurso At a Glance pode ser o primeiro passo para reintroduzir widgets na tela de bloqueio. No entanto, vários fabricantes de smartphones Android poderiam simplesmente optar por ignorar isso e, em vez disso, oferecer sua versão personalizada do At a Glance.
Todos os detalhes oficiais sobre o Android 15 serão compartilhados oficialmente no Google I/O 2024, que está marcado para 14 de maio. Até lá, vamos nos contentando com possíveis vazamentos e rumores.
Você está ansioso pelo lançamento do Android 15?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários