Tech 21 Mai
Na segunda-feira (20), a Microsoft apresentou os chamados Copilot Plus PCs, com o foco em levar mais Inteligência Artificial aos computadores. Já dentro da nova nomenclatura, várias fabricantes oficializaram suas primeiras máquinas, como Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung, com disponibilidade a partir de meados de junho deste ano.
O que esta categoria tem de especial para o usuário? Quais são os diferenciais em comparação com os PCs convencionais? O Detetive TudoCelular apurou as informações e explica a você a seguir.
A princípio, é importante diferenciar o Copilot já conhecido anteriormente do novo Copilot Plus. O primeiro se trata de um serviço gratuito, baseado no ChatGPT, integrado à conta da Microsoft.
Ele entrega um assistente de Inteligência Artificial, utilizado para gerar texto e imagens em um servidor de nuvem, após receber um prompt de texto. O usuário ainda pode assinar o Copilot Pro, um plano pago, que dá acesso a mais recursos do GPT-4 e do GPT-4 turbo, como novas opções de imagens e integração ao Office.
Por sua vez, o Copilot Plus consiste em um conjunto de recursos de IA possíveis somente em um computador equipado com IA. Em outras palavras, a operação deste pacote de funcionalidades acontece localmente, com interação nativa com outros programas.
Não é qualquer computador que pode ser chamado de Copilot Plus PC. A Microsoft definiu alguns requisitos para que uma máquina seja contemplada com essa classificação que foca em IA.
A lista inclui, na parte de memórias, a presença de um armazenamento interno de, no mínimo, 256 GB por SSD, além de 16 GB de RAM. Neste último caso, para ter uma base, é o dobro da quantidade presente em um MacBook Air com configuração mais básica.
Além disso, os Copilot Plus PCs deverão vir equipados com uma unidade de processamento neural, a chamada NPU. Ela servirá para se dedicar exclusivamente aos recursos de Inteligência Artificial, ao mesmo tempo em que alivia o uso da CPU e da GPU para essa finalidade.
Enquanto os computadores equipados com chip Arm pediam passagem há algum tempo, o sistema operacional da Microsoft nem sempre se mostrou preparado para abraçar essa arquitetura. Mas isso tende a mudar com o Copilot Plus PC.
Um dos indicadores para isso foi lançamento das plataformas Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus da Qualcomm, seguido do anúncio de uma série de computadores, de diferentes marcas, equipados com os chips.
Além disso, a promessa dos PCs no padrão Copilot Plus, com as plataformas mais recentes da linha Snapdragon, é de uma autonomia de aproximadamente 15 horas longe da tomada.
Outro ponto importante está na presença de mais programas que rodem de forma nativa na arquitetura Arm. Os aplicativos do Microsoft 365 – como Teams, PowerPoint, Outlook, Word, Excel, OneDrive e OneNote –, Chrome, Spotify, Zoom e WhatsApp passam a suportar a tecnologia.
Ferramentas mais complexas de edição também receberam compatibilidade. Estamos falando principalmente do pacote Adobe – tais quais Photoshop e Lightroom –, Blender, Affinity Suite e DaVinci Resolve.
Vale destacar que, apesar de este primeiro momento ter o domínio da Qualcomm na parte de hardware, a Microsoft confirmou que os Copilot Plus PCs também serão expandidos a componentes da Intel e da AMD, nas respectivas famílias Lunar Lake e Strix, além de GPUs como NVIDIA GeForce RTX e AMD Radeon.
E como será possível conferir a Inteligência Artificial na prática nos Copilot Plus PCs? Alguns recursos serão inéditos nessas máquinas. Um dos destaques está na integração com o novo modelo GPT-4o. Ele permitirá ter um assistente virtual com IA mais poderosa, rápida e com conversas mais naturais.
Outra funcionalidade se trata do Recall, uma ferramenta que irá gerar uma linha do tempo com todas as ações naquele computador, como programas abertos e sites acessados, caso você queira saber o que foi realizado em determinado período.
Para facilitar a comunicação, o Live Captions passa a contar com traduções ao vivo e terá capacidade de transformar qualquer áudio que passe pelo computador – tanto ao vivo quanto gravado – em um conteúdo legendado em tempo real.
Por sua vez, o Cocreator permitirá dar vida às suas ideias com um criador e editor de imagens com Inteligência Artificial. Ele vai explorar as NPUs para combinar traços de tinta digital com os prompts de texto para gerar as artes.
Entre os destaques, também estão novos efeitos para o Windows Studio. A luz ganhará ajuste automático da imagem, haverá três novos filtros para dar um brilho artístico ao registro, e o teleprompter de contato visual ajudará na hora de manter um contato visual enquanto lê a tela. Fora as melhorias no foco de voz e no desfoque de fundo.
Qual é a sua avaliação sobre os novos Copilot Plus PCs? Que características mais te agradam nestas máquinas? Comente conosco!
Comentários