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Lossless Scaling 3.0 ganha versão beta e promete diminuir latência e reduzir artefatos

10 de janeiro de 2025 2

Atualização (10/01/2025) - GS

O Lossless Scaling Frame Generation, um programa capaz de gerar quadros e aumentar o desempenho da grande maioria dos jogos, recebeu uma atualização beta para a versão 3.0 esta semana. Segundo seus desenvolvedores, a nova versão traz melhorias importantes na qualidade, latência e desempenho.

Na nova versão do Lossless Scaling Frame Generation, os artefatos de cintilação e de borda foram reduzidos, beneficiando tanto a clareza quanto a suavidade de movimento. A carga da GPU também diminuiu consideráveis ​​40% em comparação com LSFG 2 x2 no modo sem desempenho, enquanto multiplicadores acima de x2 tiveram sua carga de GPU reduzida em mais de 45% em comparação com a versão anterior do software.

Um dos maiores destaques da nova versão é a área de latência. De acordo com o teste de latência do desenvolvedor, o Lossless Scaling Frame Generation 3.0 tem latência 24% menor que o 2.0.

Foto: reprodução

Esta nova versão também desbloqueia multiplicadores de geração de taxa de quadros de até x20. No entanto, o desenvolvedor compartilhou algumas recomendações para obter os melhores resultados:

Taxa de quadros básica: é necessário um mínimo de 30 FPS (prefere-se 40 FPS ou superior, sendo 60 FPS o ideal) em 1080p. Para uma melhor experiência geral, é recomendado bloquear a taxa de quadros do jogo. Isso ajuda a evitar 100% de carga da GPU (reduzindo seu impacto na latência) e garante um ritmo de quadros mais suave.

Para resolução mais alta, use taxas de quadros superiores às recomendadas ou use a opção "Escala de resolução" para reduzir a entrada para 1080p:

  • Para 1440p, defina para 75%.
  • Para 4K, defina para 50%.


Multiplicadores mais altos (por exemplo, X5 ou superior) são mais adequados para configurações de alta taxa de atualização, como:

  • 48 FPS × X5 para 240 Hz.
  • 60 FPS × X6 para 360 Hz.
  • 60 FPS × X8 para 480 Hz.


Embora jogos de PC novos e recentes suportem tecnologias de geração de quadros (e geração multi-frame com a chegada das novas RTX 50) integradas nativamente em GPUs NVIDIA e/ou AMD, jogos mais antigos ainda podem se beneficiar dessa ferramenta, especialmente quando fortemente modificados.

Foto: reprodução

O THS também anunciou que uma interface de usuário 3.0 de escala sem perda opcional agora pode ser selecionada acessando sua biblioteca Steam, clicando com o botão direito no software, selecionando propriedades e depois beta na guia Betas. Por último, mas não menos importante, os usuários do Windows 11 24H2 podem mais uma vez selecionar a API DXGI Capture graças à recente atualização KB5046617 da Microsoft.

Você usa esse software? Como é sua experiência?

Texto original - 08/06/2024

O programa Lossless Scaling Frame Generation recebeu nova atualização com uma boa novidade. Para quem não sabe, o software funciona de modo semelhante ao DLSS da NVIDIA e FSR da AMD, prometendo aumentar o desempenho e, com o update, chegando ao ponto de triplicar os quadros gerados nos jogos.

Essa novidade está presente na versão 2.1, que chega 1 mês após o lançamento da versão 2.0 da aplicação. Com a mais recente, os usuários conseguem gerar 2 quadros intermediários, fazendo com que a taxa de quadros seja triplicada com o modo de geração de frames X3. Isso faz com que a carga de GPU aumente em 1,7x na comparação com o modo X2.

Apesar disso, o update faz com que o desempenho do programa consiga ser 20% mais rápido em comparação com a versão anterior. De acordo com o desenvolvedor, o modo X3 não vem com latência adicional em comparação com o X2, já que isso é afetado pela taxa base e quando a placa é totalmente usada.

Outro detalhe importante é a recomendação de definir a taxa de quadros do jogo para um terço da que o monitor suporta no modo X3. Ainda seguindo as indicações, o valor para o modo X2 em resolução 1080p é de 30 FPS, enquanto a resolução 1440p tem 40 FPS como taxa recomendada.

Comparação de resultados no Cyberpuk 2077 e DOOM Eternal (Reprodução: Steam)

Em versões anteriores, o software renderizava todos os quadros necessários e descartava alguns deles quando eram exibidos, o que deve mudar com a nova atualização. Agora, o programa deixa de renderizar os frames extras e mantém a taxa correta. Como resultado, o modo de funcionar segue parecido, mas está mais eficiente.

Veja também: o lançamento do Microsoft DirectSR para facilitar upscaling de jogos com recursos da NVIDIA, AMD e Intel.


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