
Software 12 Dez
A Adobe segue com investimentos em recursos de Inteligência Artificial e apresentou nesta quinta-feira (12) uma nova função para a ferramenta Camera RAW do Photoshop, dedicada a remover reflexos indesejados. Ainda em fase de testes, a novidade promete agilizar a vida dos fotógrafos ao praticamente separar a foto original e o reflexo de vidros e janelas em duas imagens por meio de um único comando.
Um dos maiores desafios de fotografar locais com janelas, telas ou áreas com muitos objetos de vidro são os reflexos. Quando não são planejados para compor a foto — caso de imagens do céu em um lago, por exemplo —, esses reflexos atrapalham o resultado final e exigem muito trabalho para serem removidos posteriormente.
Há maneiras físicas de impedir sua captura, como o uso de filtros polarizadores, mas seja pelo peso ou pela falta de praticidade, nem sempre é possível utilizá-los. Com isso em mente, a Adobe trabalhou em uma maneira de lidar com esse problema de forma muito mais rápida já durante a edição, utilizando um algoritmo de IA que mostra resultados promissores.
Integrado ao Camera RAW, plug-in do Photoshop usado para realizar ajustes em capturas RAW antes mesmo de serem editadas mais profundamente, o recurso consegue identificar os reflexos em uma breve análise e amenizá-los ou até removê-los por completo, dependendo da intensidade e do tipo de objeto capturado.
Segundo explica a Adobe, o projeto trabalha com o conceito de que fotos com reflexos são essencialmente duas imagens sobrepostas, com o agravante de haver distorções e imperfeições decorrentes do vidro ou outra superfície reflexiva. O time da gigante trabalhou para que o modelo de IA desenvolvido fosse capaz de identificar e separar as duas imagens fotografando e analisando os exemplos para treinamento do algoritmo por conta própria.
Estando em fase preliminar de testes, ainda há algumas limitações: só é possível utilizar a função em fotos RAW (nos formatos DNG, ProRAW, CR2 e outros), com os melhores resultados sendo observados apenas em reflexos maiores, que geralmente ocupam a foto inteira.
Mesmo assim, em cenários ideais, a ferramenta impressiona, conseguindo separar com precisão as imagens sobrepostas. Outra boa notícia é que, mesmo estando em testes, a solução já pode ser habilitada por interessados que possuam uma assinatura do Photoshop e queiram verificar os resultados em fotos próprias.
Para ativá-la, abra o Camera RAW, vá até a área de configurações e, em seguida, para "Visualizações de tecnologia". Marque então a opção "Novos recursos de IA e painel Configurações" — é preciso aceitar os termos de uso de IA da Adobe —, e reinicie o programa. A ferramenta de remoção de reflexos aparecerá na área "Remover", com a seção "Remover distração". Usando um slider, é possível ajustar a intensidade do efeito e até separar o reflexo da foto por completo.
Ainda não há prazos para o amplo lançamento da novidade, mas a empresa já possui planos mais ambiciosos: os próximos passos incluem trazer suporte à remoção de pequenos objetos (areia, insetos, chuva), expandir a disponibilidade para o ecossistema do Lightroom e permitir a edição de formatos comprimidos, como HEIC e JPEG.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários