
Jogos 16 Jul
Programa popular de benchmarks e monitoramento de hardware, o AIDA64 foi atualizado nesta terça-feira (8) com suporte a uma série de novidades interessantes, com componentes que ainda não foram anunciados. Além dos aguardados processadores AMD Ryzen com arquitetura Zen 6, o update adiciona suporte preliminar à inédita Radeon RX 9060, bem como a novas soluções da Intel, incluindo a família Wildcat Lake e a GPU de código BMG-G31.
O AIDA64 recebeu nesta semana uma nova versão estável, de número 7.70.7500, e como de costume, a FinalWire, responsável pelo software, divulgou a lista de adições feitas com o update. A seleção revela que esta é uma atualização importante, que chama atenção por adicionar suporte total ou ao menos preliminar a uma série de componentes ainda não anunciados.
Os destaques vão para soluções da AMD, a começar pela família de CPUs baseadas na próxima arquitetura da companhia, a Zen 6. Junto aos processadores para desktop (de codinome "Olympic Ridge", como apontam rumores), o update prepara o programa para chips de notebooks ("Medusa Point") e de servidores ("Venice", já confirmados pela gigante).
Com isso dito, a adição não indica um lançamento próximo — os processadores Zen 6 estão previstos para estrear apenas em 2026 —, mas sim que o AIDA64 está pronto para permitir que os desenvolvedores e até o próprio time vermelho comecem a trabalhar em otimizações e na integração com sistemas como o Windows.
Outra adição interessante é a de "detalhes de GPU" da AMD Radeon RX 9060, placa de vídeo cuja existência ainda não havia sido confirmada, mesmo que o time vermelho tenha sugerido que teríamos mais de um modelo da série RX 9060. Diferente dos processadores, a GPU tem potencial de ser apresentada ainda em 2025, para completar a família RX 9000.
A atualização também traz novidades para a Intel, com a adição de suporte a duas famílias de processadores já bastante mencionadas pelos rumores: os chips Bartlett Lake-S para desktops, que seriam versões aprimoradas das CPUs da 14ª geração munidas apenas de núcleos de alto desempenho, e os Wildcat Lake, alternativas de baixo consumo para notebooks com hardware similar à linha Panther Lake.
Ambas ainda não possuem um prazo de lançamento, mas eram especuladas para chegar na segunda metade de 2025. Com a integração ao AIDA64, esse prazo é reforçado, agora sendo apenas questão de tempo para que o anúncio do time azul seja realizado.
Por fim, há também a implementação de informações da GPU BMG-G31, possível solução mais poderosa das placas Arc Battlemage. Esse componente seria mais avançado que a BMG-G21 empregada na Arc B580, mas não se sabe se a Intel pretende disponibilizá-lo para o público gamer, ou apenas para o segmento de computação em borda, confirmado para receber novidades no último trimestre do ano. Mais informações devem surgir em vazamentos nos próximos dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários