LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Olha só! Google já está desenvolvendo IA capaz de diferir a qualidade de imagens

21 de dezembro de 2017 0

Recentemente, muito tem se falado sobre o uso de Inteligências Artificiais em dispositivos do nosso cotidiano. Aparentemente as principais empresas de tecnologia vêm investindo bastante em IAs personalizadas, a exemplo da Samsung, na qual comprou uma startup de inteligência artificial para melhorar a conversação do Bixby.

E recentemente, a Google divulgou que a sua inteligência artificial já é capaz de categorizar imagens que as pessoas provavelmente irão gostar. Isto só é possível devido a implementação do sistema chamado NIMA, Neural Image Assessment (Avaliação de Imagem Neural).

De acordo com a empresa, o seu sistema a princípio trabalhava focado na categorização básica das imagens. Explicando de forma simplificada, o software era capaz de reconhecer se existe ou não um cachorro numa imagem. Fato interessante é que pesquisadores do MIT conseguiram confundir a tecnologia de reconhecimento de imagens do Google, fazendo o mesmo confundir um gato com guacamole.

Porém, este novo método é capaz de avaliar a qualidade da imagem independente da categoria. O NIMA consegue examinar uma imagem se fundamentando em seus pixels e estética. O mesmo então gera a probabilidade de uma pessoa escolher uma determinada figura ou não. A grosso modo, a IA tenta acertar se os usuários vão gostar ou não da imagem. A figura abaixo pode demonstrar como pode funcionar o sistema de classificação.

Ranque de classificação

Os pesquisadores deixam claro que esta evolução não quer dizer que as máquinas estão tomando consciência, no entanto elas aparentam ser melhores curadoras de imagens que os humanos. A implementação desta nova tecnologia pode revolucionar o sistema de busca de imagens, no qual poderá apresentar resultados de melhor qualidade para os utilizadores.

Achou interessante esta nova aplicação das IAs? Não deixe de comentar e confira também que a Inteligência Artificial da polícia inglesa está confundindo fotos de dunas com pornografia.


0

Comentários

Olha só! Google já está desenvolvendo IA capaz de diferir a qualidade de imagens
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista