
13 Abril 2018
No começo deste mês, foi noticiado dos planos do Telegram de deixar de ser apenas um aplicativo de mensagens, para se tornar também uma plataforma de blockchain, com direito a uma criptomoeda própria, chamada Gram. As suas vendas começarão apenas em março.
No entanto, alguns cibercriminosos estão enganando os interessados na moeda criptografada, ao prometer um acesso antecipado e sumir com o dinheiro dos usuários. De acordo com o site TechCrunch, o scammer Gramtoken.io afirmava ter ganhado mais de US$ 5 milhões. Agora, ele está off-line.
Another fake #facebook SCAM Ad for Telegram ICO $TON. There is NO ICO yet! You will lose your money! GRAMTOKEN.IO is fake! #crypto #altcoins #telegram #ico pic.twitter.com/OneIW9mp61
— TheBoyCrypto (@TheBoyCrypto) 16 de janeiro de 2018
Como é possível observar no post acima, eles possuíam até mesmo anúncio promovido no Facebook. Somente foi possível realizar tal manobra porque o site havia copiado informações vazadas a respeito da Telegram Open Network (TON), inclusive com o documento oficial sobre o projeto.
O CEO do Telegram, Pavel Durov, chegou a declarar em sua conta no Twitter que todas as informações oficiais do mensageiro seriam relatadas apenas no site oficial da empresa. Veja abaixo:
Attention: Telegram publishes its official announcements only at https://t.co/ePcweVcGCP. Everything else is most likely scam.
— Pavel Durov (@durov) 23 de dezembro de 2017
Um outro exemplo de golpe é o Tongram.io. O website viu mais de 70 pessoas “investirem” US$ 30 mil. Mais páginas também prometem vender a criptomoeda do Telegram, como Grampreico.com, Tgram.cc e Gramtoken.tech.
Os golpes seriam aplicados com eficiência devido à expectativa de pessoas adquirirem a moeda durante o período promocional com 50% de desconto, prometido pela companhia para este mês, voltado a grandes investidores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários