LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Amazon Kindle Oasis 2017: estilo e recursos extras para quem pode | Análise / Review

11 de fevereiro de 2018 19

Hoje o TudoCelular vai trazer um review para quem gosta de ler. A Amazon nos enviou o Kindle Oasis, modelo 2017, para um review completo. É o primeiro e-reader da companhia a oferecer proteção contra água, para quem gosta de ler à beira da piscina, além de trazer tela maior que o antecessor e algumas novidades de software e design renovado.

Dê o play no vídeo acima e acompanhe os destaques desse dispositivo com a gente no texto abaixo.

Embalagem e acessórios

O Novo Kindle Oasis, ou Oasis 2017, vem embalado em uma caixa igual à do Kindle Paperwhite que comprei recentemente, com uma capa removível na cor azul, e a caixa em si preta, com abertura na parte inferior, abrindo-se toda a parte frontal.

Aqui dentro temos o Kindle, manuais e um cabo de dados no padrão USB para micro USB. Nada de adaptador de parede, você vai ter que carregar a bateria no computador, comprar um adaptador separadamente, ou utilizar um de celular, o que não é muito recomendável.

Design e acabamento

Partindo para o dispositivo, temos um aparelho bem fino, com um dos lados mais espessos para acomodar bateria, processador, chips de memória e todos os componentes necessários para o funcionamento do Kindle.

As dimensões são de 159 mm x 141 mm, e espessura vai de 3.4 mm no lado menor até 8.3 mm no lado maior. O peso é de aproximadamente 194g.

Para quem ainda não sacou, esse lado maior imita a lombada de um livro, o torna a pegada desse Kindle quase perfeita para a leitura. Eu gosto bastante de ler livros físicos, mas também estou gostando de ler e-books no Kindle Paperwhite e certamente gostei do Oasis, que é muito mais confortável.

Você só precisa apertar um dos botões na lateral para trocar de página, não precisa clicar na tela. Dá para configurar qual botão avança e qual retorna, mas preferi manter no padrão: botão de cima avança e de baixo, volta a página.

Ao virar o Kindle, ele adapta a tela para a leitura. Segurando com a mão esquerda, você tem a mesma experiência, inclusive com os botões funcionando da mesma forma: o de cima avança e o de baixo volta página, na configuração padrão. Dá para um destro e um canhoto compartilharem o dispositivo sem nenhum problema. Ou você mesmo pode trocar de mão e nem vai sentir diferença.

A parte traseira é metálica, e o botão de energia fica aqui no topo. O conector micro USB fica na parte de baixo. Esse aqui ainda é o primeiro Kindle à prova d'água, então você pode ler à beira da piscina sem problemas. A certificação é IPX8, e o dispositivo suporta até 2 metros de água doce por no máximo 60 minutos.

Tela

O Novo Oasis tem tela de 7 polegadas, uma a mais que a versão anterior. Esse display usa uma tecnologia que simula a impressão na tela, chamada E Ink Carta. A resolução aumentou, chegando agora a 1680 × 1264 pixels, para manter a densidade de 300 ppi.

Observe bem que essa tela não é uma AMOLED, LED ou LCD. É uma espécie de impressão, mesmo, como se fosse papel. Assim, os reflexos o display são mínimos, quase iguais aos de um livro de papel.

Outra novidade é o brilho automático, que adapta a iluminação da tela conforme o ambiente em que você está lendo.
A tela tem 16 níveis de cinza, e não utiliza nenhuma outra cor.

Hardware

A Amazon não divulga que tipo de processador ou mesmo a potência do chipset incluído nos Kindle, mas é suficiente para uma leitura confortável. Como você só precisa recarregar a página ao terminar de ler todo o texto existente na tela, não há necessidade de hardware poderoso.

Aqui, vale mais a pena falar no armazenamento interno, de 8GB, suficiente para milhares de e-books. Com o sistema instalado, sobram cerca de 6GB livres.

Também é interessante falar no WiFi, que suporta praticamente todo tipo de rede e proteção mais atual. O Oasis se conecta a redes "Wi-Fi ou hotspots públicos ou privados nos padrões 802.11b, 802.11g ou 802.11n com protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2 via autenticação com senha ou Wi-Fi Protected Setup (WPS)".

Bateria

Não temos a capacidade exata da bateria do Novo Kindle Oasis, mas a Amazon promete autonomia de até seis semanas para quem lê em média meia hora por dia, com WiFi ligado e iluminação no nível 10.

Eu usei o Kindle com cerca de metade da carga por umas duas semanas lendo entre uma e duas horas por dia, mais ou menos.

Mas aqui é importante observar que o dispositivo só consome carga quando recarrega uma página. Enquanto você lê o que está na tela sem alterar nada, não há consumo, o que torna bem difícil de medir a autonomia.

O tempo de carregamento é de cerca de 3 horas de 0% a 100% quando conectado via USB em um computador. Não é muito demorado, e cerca de meia hora de carga já garante umas boas horas de leitura.

Software

O Novo Kindle Oasis tem algumas novidades em software, que inclui o já citado brilho automático, mais tamanhos de fontes, até cinco graduações de negrito, e alguns recursos de acessibilidade, como a troca da tela para exibir fundo preto e texto branco se você preferir.

A lista de formatos de conteúdo suportados inclui o formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

O Novo Oasis também tem suporte ao Audible. Infelizmente, porém, essa opção está desabilitada na versão em português do Brasil.

Assim como o suporte ao GoodReads, que permitiria sincronizar a sua biblioteca e progresso de leitura na rede social para livros com mais facilidade. Bem que a Amazon poderia habilitar pelo menos esse recurso para nós, brasileiros.

Impressões e conclusão

O Novo Kindle Oasis é extremamente confortável de segurar com uma só mão, e bastante prático para isso. A certificação IPX8 é mais uma vantagem desse modelo, que, no entanto, é bem caro: R$ 1.149, mais barato que a versão anterior, mas não acompanha a capinha mais.

Sinceramente? Para quem esse dinheiro sobrando, é um bom investimento, sim. Mas, se a grana está um pouco curta, os benefícios não são tão absurdos assim para gastar quase três vezes mais que o Kindle PaperWhite, que já atende muito bem as necessidades de quem gosta de ler, e custa R$ 479, com promoção o tempo todo cortando de 80 a 100 reais desse valor.

Inclusive, a exclusividade na venda do Kindle Paperwhite já não existe mais por aqui, e você pode encontrá-lo por valores mais baratos no varejo, clicando aqui. Não é um dispositivo tão elegante e não tem proteção contra água, mas ainda é um ótimo e-reader. Já o Oasis fica só para quem pode pagar mais caro.

E você, o que achou? Conta pra gente aí no campo de comentários.

Roteiro, gravação e produção Felipe Junqueira.

Ofertas Kindle

19

Comentários

Amazon Kindle Oasis 2017: estilo e recursos extras para quem pode | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2