LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Avanço na medicina! Inteligência artificial consegue detectar doença cardíaca "invisível"

11 de maio de 2018 0

Cada vez mais, a inteligência artificial é utilizada para avanços na área da medicina. A última investida foi no diagnóstico de uma condição cardíaca difícil de se observar, por meio de machine learning.

A AliveCor conseguiu identificar pacientes com a Síndrome do QT Longo (LQTS). Ela é um distúrbio do ritmo cardíaco, o qual pode causar batimentos acelerados e caóticos. A situação geralmente não é detectada facilmente por exames convencionais.

A Síndrome do QT Longo conseguiu ser detectada por inteligência artificial / Imagem: Reprodução

Considerada rara, a LQTS afeta uma em cada 2 mil pessoas e geralmente é herdada de gerações passadas ou iniciadas pela utilização de drogas com potencial para prolongar o intervalo QT, como antibióticos e antidepressivos. Este período de tempo é a medida entre o início da onda Q e o final da T no ciclo elétrico do coração.

De acordo com levantamentos, cerca de 50% dos enfermos que apresentam a Síndrome do QT Longo mostram um intervalo normal no eletrocardiograma. Segundo a AliveCor, a aplicação da inteligência artificial nesse caso traria uma especificidade de 81%, sensibilidade de 73% e precisão geral de 79%, no diagnóstico da condição.

Vale lembrar que recursos de IA já têm sido aplicados em áreas da medicina há um certo tempo. Um exemplo é a máquina inteligente aprovada pelos Estados Unidos em meados de abril, com a finalidade de detectar sozinha uma doença ocular.

E aí, o que você acha da utilização de inteligência artificial para identificar doenças raras? Deixe sua opinião para a gente!


0

Comentários

Avanço na medicina! Inteligência artificial consegue detectar doença cardíaca "invisível"
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 133.119 mortes em 4.382.263 casos confirmados | Relatório diário

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review