LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos

23 de maio de 2018 7

Cientistas não param de descobrir novas possíveis aplicações "milagrosas" para o grafeno. O material, que é uma das formas cristalinas do carbono, pode ser usado para tornar prédios mais resistentes, melhorar a vida útil das baterias em smartphones e até nos ajudar no combate ao câncer. Agora, o projeto Grafeno Flagship demonstra que ele pode fornecer transição de dados muito mais rápida em cabos ópticos.

Pesquisadores afirmaram que isso é possível porque o grafeno pode capturar fótons, combiná-los e produzir um feixe de luz mais poderoso. Isso ocorre devido a um fenômeno físico chamado geração de terceiro harmônico (THG), que permite que os efeitos óticos sejam explorados em uma variedade de aplicações

Essas aplicações incluem tecnologia de laser, processamento de material e telecomunicações. É aí que os pesquisadores podem se aproximar da criação de novos switches ópticos de grafeno, capazes de aproveitar novas frequências para transmitir uma maior quantidade de dados através de cabos ópticos.

De acordo com Giancarlo Soavi, principal autor do artigo e pesquisador do Centro de Grafeno de Cambridge (Universidade de Cambridge, Reino Unido), esse trabalho "mostra que a eficiência da geração de terceiro harmônico no grafeno pode ser aumentada em mais de 10 vezes ajustando um campo elétrico aplicado".

Para o professor Frank Koppens do Instituto de Fotônica Ciências, Barcelona, Espanha, "os autores encontraram novamente algo único sobre o grafeno", que são as aplicações do THG "em uma ampla faixa de comprimento de onda". E acrescenta que "este trabalho abre caminho para uma infinidade de tecnologias".

De fato, a pesquisa pode levar a dispositivos ópticos a capacidade de trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, permitindo assim que um volume de informações bem maior seja processado ou transmitido.


7

Comentários

Grafeno pode acelerar ainda mais a transmissão de dados em cabos ópticos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista