LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Missão Garátea: projetos de alunos brasileiros podem ser enviados à bordo da ISS

04 de dezembro de 2018 2

Com objetivo de levar alunos brasileiros entre 10 e 17 anos para participar do programa norte-americano SSEP (Student Spaceflight Experiment Program), a Missão Garátea, maior consórcio espacial brasileiro, anunciou recentemente o concurso Garátea-ISS.

Desenvolvido para incentivar as jovens mentes na área da astro-ciência, o experimento, que já está em sua segunda edição, vai selecionar projetos para voar em um foguete da SpaceX – que vai mandar 71 satélites anti-pirataria ao espaço – ao lado de astronautas da NASA rumo à ISS (International Space Station).

A participação de pelo menos 175 escolas com ao todo 4200 alunos já foi confirmada.


O concurso só foi possível graças ao apoio da USP (Universidade de São Paulo) e fundação de Apoio à Física e Química, juntamente com patrocínios do Instituto TIM, Airvantis e Baskem.

Lucas Fonseca, o diretor da Missão Garátea – que já chegou a ser reconhecido como uma das 35 pessoas abaixo dos 35 anos que estão transformando a relação do espaço com o ser humano – está empolgado com o evento, e quer expandir ainda mais a participação dos estudantes brasileiros.

Quando era pequeno, desejava trabalhar no espaço e algumas experiências que vivi foram fundamentais para que eu pudesse seguir este caminho.




Por isso, poder proporcionar a jovens essas experiências é uma espécie de missão para mim. Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um vetor importante para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país"


Os vencedores vão ser escolhidos em 13 de dezembro, e a NASA já selecionou três projetos, que a partir de agora, seguirão para um programa de qualificação coordenado pela Missão Garátea, onde serão adequados para serem apresentados à agência norte-americana.

Entre maio e abril do próximo ano, o projeto escolhido voará junto de seu criador e outros vencedores até a ISS. Vamos torcer para que o Brasil conquiste esse espaço e leve nosso nome para ainda mais lugares do mundo (até fora dele, quem sabe).

Caso queira conferir mais detalhes sobre a Missão Garátea, basta acessar o site oficial do projeto no link da fonte.


2

Comentários

Missão Garátea: projetos de alunos brasileiros podem ser enviados à bordo da ISS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista