LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cor do oceano vai sofrer mudança por aquecimento global até o fim do século

04 de fevereiro de 2019 19

Um novo estudo prevê futuras alterações no oceano, decorrentes do aquecimento global, que nem as imagens dos efeitos a longo prazo feitas por um designer americano conseguiram retratar. De acordo com o artigo científico, publicado na Nature Communications, a cor do oceano mudará devido às altas na temperatura, no final do século.

A pesquisa declara que os mares tropicais se tornarão mais azuis e brilhantes. Já as águas frias passarão a aparentar mais verdes e escuras. A justificativa para esse fenômeno seria o efeito em fitoplânctons causado pela mudança climática.

O fitoplâncton seria o responsável pela mudança de cor, após ser afetado pelo aquecimento global / Imagem: Reprodução

Segundo uma das autoras do estudo, Anna Hickman, esses organismos aquáticos colaboram com aproximadamente metade da fotossíntese global.

“Da mesma forma que as plantas em terra são verdes, o fitoplâncton também é verde, então a quantidade e os diferentes tipos de fitoplâncton afetam a cor da superfície do oceano. Estamos interessados ​​no fitoplâncton porque são pequenas plantas marinhas que contribuem com cerca de metade da fotossíntese global e são a base da cadeia alimentar marinha.”


Anna Hickman

Coautora da pesquisa

Para conseguir entender melhor a situação, os cientistas utilizaram um modelo computacional de previsão de alguns fatores sobre os fitoplânctons, tais quais a temperatura e as correntes oceânicas.

A conclusão indica que, até 2100, a cor de uma quantidade superior à metade dos oceanos sofrerá alterações, caso a temperatura da superfície do mar aumente 3°C. Apesar de representar um dano considerável no ecossistema, a tendência é que a modificação não seja visível a olho nu.

Você acredita que o aquecimento global possa afetar na coloração do oceano? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


19

Comentários

Cor do oceano vai sofrer mudança por aquecimento global até o fim do século