LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SpaceX consegue autorização da FCC para enviar satélites de transmissão via internet

02 de maio de 2019 0

Os planos da SpaceX - que recentemente lançou seu segundo foguete e iniciou experimentos com escudos térmicos - de lançar satélites de transmissão para Internet estão cada vez mais próximos de se tornarem realidade. Isso porque, de acordo com o portal The Verge, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês), órgão que regula o setor nos Estados Unidos, deu aval à medida.

Assim, a SpaceX está autorizada a lançar Starlink, frota de satélites de transmissão, em uma "órbita inferior à planejada". Isso porque a agência desejava originalmente lançar 4.425 satélites Starlink (a meta para longo prazo é lançar cerca de 12.000) para faixas entre aproximadamente 1.100 a 1.325 quilômetros. Esse plano foi aprovado pela FCC no início do ano passado.

Contudo, a agência mudou os planos. Depois de testes, decidiu que lançaria 1.584 desses satélites em órbita a uma altura muito menor de cerca de 340 milhas (550 quilômetros). Os motivos dados pela SpaceX foram a redução de latência e também a possibilidade de diminuir o total de satélites sem prejuízos na cobertura. Uma altitude menor permite também, de acordo com a companhia, que um satélite que estiver em órbita queime mais rapidamente, evitando assim mais lixo espacial.

Empresas como a OneWeb (operadora de internet por satélite) e a Kepler Communications, reclamaram dizendo que o Starlink pode causar interferência de sinal por conta da elevação mais baixa. Mas, em seu documento, a FCC diz que “a modificação proposta pela SpaceX não apresenta problemas significativos de interferência e é de interesse público”, além disso, considerou os objetos como risco zero para qualquer outro satélite nessa região orbital por serem manobráveis.


A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, comemorou a aprovação da FCC e viu a medida como um sinal de confiança para os planos da empresa de implantar uma constelação de satélites capazes de conectar pessoas ao redor do mundo com serviços em banda larga confiáveis e acessíveis.

Não há nenhuma garantia de que algum desses projetos atenda às expectativas tão cedo. Existe uma apreensão de que empresas de tecnologia aproveitem a oportunidade para criar monopólios nos países com menos infraestrutura de internet, gerando uma série de questões negativas no processo.

A SpaceX pretende lançar cerca de 12 mil satélites capazes de fornecer internet em várias partes do mundo, e a OneWeb lançou seis astélites em fevereiro. A Amazon, recentemente, anunciou um plano ambicioso para enviar ao espaço 3.236 satélites com o mesmo objetivo, o Project Kuiper.


0

Comentários

SpaceX consegue autorização da FCC para enviar satélites de transmissão via internet
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista