LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Radiação de Marte pode afetar memória, emoções e comportamento dos astronautas

08 de agosto de 2019 20

Além dos obstáculos óbvios encontrados em uma missão tripulada para Marte – nosso possível próximo grande destino em 2020 –, uma pesquisa acaba de revelar que aqueles corajosos o suficiente para encarar a viagem podem acabar com mais problemas do que o esperado.

De acordo com um experimento realizado em ratos de laboratório expostos a doses baixas de radiação (raios gama, neutrons e outras partículas), após seis meses, diversas particularidades preocupantes começaram a se manifestar.

Os cientistas que conduziram a pesquisa notaram mudanças no comportamento dos animais que incluíam dificuldade de interação social, concentração, problemas de aprendizado, redução na tolerância a transições luminosas e até mesmo falta de memória.

Outros detalhes também incluem sintomas relacionados a transtorno de estresse pós-traumático e alterações fisiológicas no cérebro.

O tempo de viagem até o planeta vermelho seria de 6 a 8 meses, e ainda precisaríamos considerar também a volta à Terra na equação, que também teria um grande peso.

Tendo dito isso, cientistas estimam que um a cada cinco astronautas poderia desenvolver além de quadros sérios de ansiedade, dificuldade na tomada de decisões, o que poderia arriscar não só a missão como a vida de todos os participantes.

As alterações cognitivas já haviam sido sugeridas em estudos prévios envolvendo deslocamento pelo espaço, ou seja, a pesquisa atual só fez confirmar as suspeitas e acrescentar ainda mais empecilhos quando falamos de trajetos mais longos.


20

Comentários

Radiação de Marte pode afetar memória, emoções e comportamento dos astronautas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista