LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saturno tem 20 novas luas descobertas e supera Júpiter no Sistema Solar

08 de outubro de 2019 12

Um grupo de pesquisadores realizou mais uma descoberta para a astronomia mundial. A equipe do Carnegie Institution for Science, em Washington (EUA), encontrou 20 novas luas na órbita de Saturno.

O achado fez o planeta dos anéis totalizar 82 satélites naturais conhecidos, número o qual permite ultrapassar Júpiter como o planeta do Sistema Solar com mais luas. O antigo líder possui 79 conhecidas.

A descoberta foi possível por meio do telescópio Subaru, localizado em Maunakea, no Havaí. Os novos satélites naturais contam com aproximadamente 5 km de diâmetro. Do total, 17 orbitam o planeta na chamada “direção retrógrada” – giram em sentido contrário –, enquanto três fazem suas voltas no mesmo sentido que Saturno.

De acordo com o líder dos pesquisadores, Scott Shepard, a importância na mais recente novidade astronômica está na possibilidade de estudo das suas origens, como possíveis colisões entre si ou com outros astros.

“O estudo das órbitas dessas luas pode revelar suas origens, assim como informações das condições nos arredores de Saturno no momento de sua formação. Esse tipo de agrupamento das luas externas também é visto em Júpiter, o que indica a ocorrência de violentas colisões entre as luas no sistema saturniano ou colisões com objetos passantes como asteroides e cometas”


Scott Shepard

Líder da equipe no Carnegie Institution for Science em Washington (EUA)

Imagem: Reprodução
Escolha dos nomes

Para batizar as 20 novas luas com um nome específico, os cientistas iniciaram um concurso a fim de escolher como cada uma se chamará. A tendência é que ganhem nomenclaturas baseadas nas mitologias viking, celta e inuit.

Vale lembrar que as luas de Saturno são objetos de interesse frequente dos cientistas. No ano passado, por exemplo, uma pesquisa confirmou a possibilidade de vida alienígena em um dos satélites naturais do planeta: a Enceladus.

Qual é a sua avaliação sobre a nova descoberta relacionada a Saturno? Comente conosco!


12

Comentários

Saturno tem 20 novas luas descobertas e supera Júpiter no Sistema Solar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista