
Economia e mercado 01 Out
06 de novembro de 2019 0
O satélite Cbers-4A já chegou à base de lançamento de Taiyuan, na China, nesta terça-feira (5). Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o objeto – sexto fruto da parceria entre Brasil e China – recebeu data de lançamento: dia 17 de dezembro.
A princípio, ele era esperado para já estar em órbita desde dezembro do ano passado. Contudo, um problema econômico no Inpe acabou por atrasar a iniciativa. O seu antecessor, Cbers-4, foi lançado em dezembro de 2014.
O próximo passo rumo à esperada data será realizar os últimos testes na sua área elétrica, o que é previsto para levar até o final deste mês de novembro. Por último, o Cbers-4A será acoplado a um foguete, quando for posto na torre de lançamento.
O satélite terá como objetivo captar imagens de desmatamento na Amazônica, mapear queimadas e gerar dados relacionados à agricultura. Ele deverá dar 14 voltas por dia ao redor da Terra.
A programação estipula, no mínimo, uma duração total de cinco anos do equipamento em órbita. Ao todo, a sua construção demandou um investimento de R$ 190 milhões do Brasil.
É importante destacar que esse satélite não é o mesmo que o destinado ao fornecimento de internet no país. Este último foi batizado SGDC-1 e possui diferentes utilidades.
Você acredita no sucesso da missão do Cbers-4A nos próximos anos? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários