LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung cria centro médico com 5G e Inteligência Artificial

21 de janeiro de 2020 2

O 5G já chegou para revolucionar a forma como vivemos e a forma como nos curamos também. Já tivemos demonstrações disso com pílulas inteligentes, transportes de órgãos via drones e até Uber de médicos, A nova revolução fica por conta do novo centro médico criado pela Samsung em parceria com a KT Corporation em Seul, capital da Coreia do Sul. O centro vem equipado com tecnologia de ponta incluindo 5G, inteligência artificial e até realidade virtual.

A grande novidade fica por conta deste ser o primeiro centro médico do mundo equipado com 5G para aplicações médicas onde elas são utilizadas para facilitar e auxiliar procedimentos que os médicos realizam, além de interagir com pacientes para garantir o bem-estar deles.

A novidade foi revelada pelo PR Newswire. Dentre os recursos que o 5G permite estão total acesso digital ao dados e vídeos do local, cirurgias remotas e robôs que podem operar auxiliando os funcionários e ainda uma inteligência artificial que pode auxiliar os pacientes.

Centro Médico da Samsung, em Seul

Para se ter uma noção de como o 5G pode ajudar a agilizar procedimentos médicos vejamos a seguinte situação: uma amostra tecido extraído no paciente durante uma cirurgia geralmente é enviado e encaminhado para análise que pode levar até 20 minutos. Graças à tecnologia essa velocidade pode ser reduzida muito para apenas alguns poucos minutos, transmitindo tudo diretamente para um computador ou tablet do médico responsável.

Segundo os médicos o 5G ainda vai melhorar a realização de treinamentos que poderão ser feitos remotamente. Isso permite que o programa educacional para novos médicos seja agilizado e aprimorado de formas sem precedentes. Vários futuros médicos poderão acompanhar remotamente uma cirurgia feita em tempo real com alta qualidade de áudio e vídeo.


A inteligência artificial por sua vez permite que pacientes que muitas vezes possuem certas limitações de acessibilidade controlem alguns aspectos do hospital utilizando apenas comandos de voz, como chamar uma enfermeira por exemplo, lembrar o horário de um medicamento ou ainda consultar relatórios sobre a sua condição de saúde.

Além disso os pacientes podem escolher em permitir que a inteligência artificial veja a sua rotina médica e as suas condições de saúde para que eles sejam socorridos da forma mais rápida possível com auxílio dessas tecnologias, evitando maiores complicações em acidentes ou qualquer situação de risco.

Um exemplo semelhante foi do Apple Watch, que salvou a vida de um idoso numa queda e ainda conseguiu descobrir um problema cardíaco num de um usuário que nem suspeitava da doença, evitando maiores complicações posteriores em seu estado de saúde.

Sobre a realidade virtual e aumentada que pode ser utilizada no hospital, a princípio ela seria aplicada principalmente para fins educacionais e de treinamento médicos, que não precisariam necessariamente abandonar o hospital durante semanas para realizar cursos de sua especialização evitando assim que pacientes fiquem desamparados por certo tempo ou que seja necessário realizar algum rodízio complicado entre os funcionários.


2

Comentários

Samsung cria centro médico com 5G e Inteligência Artificial
  • stonks

      • A 5G, então, Realmente, será a maior revolução na área médica, seja, do câncer, Vascular, neurologia, cardiologia e ortopedia. Fazer uma cirurgião do cérebro percorrendo os minúsculos neurônios com uma nano precisão incrível vai revolucionar a área da saúde. Os cardiologistas, os ortopedistas e os Vasulares terão recursos extraordinários em suas cirurgias de alta complexidade.
        Outra vantagem é que os profissionais poderão realizar treinamentos à distância com a mesma precisão de treinamento presencial.

        Os pacientes ficarão menos tempo de internação para recuperação e isso representa menos despesas. Aguardemos para poder constar na prática.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista