LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: conheça os sintomas considerados atípicos da Covid-19

01 de abril de 2020 4

A pandemia de coronavírus ainda está em estudo no meio científico, devido à falta de conhecimento anterior sobre esse patógeno. Portanto, as informações sobre a Covid-19 aparecem aos poucos no mundo. Uma delas é a quantidade de reações em pacientes.

Os mais presentes para quem está doente são tosse seca persistente, febre e falta de ar. Mas ainda há outros sintomas considerados atípicos, ou seja, que ocorrem com mais frequência nas pessoas. O site Science Alert especificou os principais. Confira a seguir:

Diarreia, náusea e outros problemas digestivos

Segundo uma reportagem do Business Insider, apenas um em cada 10 pacientes com a Covid-19 apresentaram algum problema gastrointestinal, como diarreia e náusea. Mas esse número pode ser ainda menor.

Um estudo no The Lancet indica que apenas 3% dos pacientes chineses tiveram alteração em suas fezes. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 5% das pessoas com vontade de vomitar.

Desconforto e exaustão

Um caso recente em Washington mostrou uma casa de repouso na qual um terço dos residentes foram infectados com o novo coronavírus. Enquanto metade dos contaminados ficaram assintomáticos, apenas uma pequena parcela dos pacientes no local teve mal-estar, desconforto, desorientação e exaustão. Eles apresentaram essas condições junto com outras, tais quais tosse e febre.

Problemas similares podem aparecer também devido a fatores psicológicos, segundo a psicoterapeuta Ilene Cohen. Entre esses agravantes, estão a quarentena, o distanciamento social e possíveis estresses e ansiedade devido à pandemia.

Calafrios e dores musculares

Um relatório da OMS indica que 11% dos pacientes estudados apresentaram calafrios e 14% tiveram dores musculares. Esses podem ser tanto indicadores iniciais de sintomas mais severos quanto apenas a sinalização de uma infecção leve.

Caso você tenha isso, procure se isolar e procurar um médico – inclusive, a telemedicina pode ser uma saída para o seu caso, como foi abordado na última coluna Detetive TudoCelular. Mas tenha em mente que os dois sintomas também estão presentes em várias outras doenças, como uma gripe comum.

Dor de cabeça e tontura

O estudo do The Lancet informou que 8% dos infectados com o coronavírus relataram dor de cabeça. Já uma pequena parcela também sofreu com tonturas.

É importante entender que essas são reações presentes em diversas patologias. No caso das tonturas, por exemplo, caso apareçam de formas mais severas e abruptas, geralmente indicam riscos maiores à saúde sem relação com a Covid-19.

Congestão nasal e coriza

Para completar, estão situações menos comuns de se ter durante a contaminação pelo SARS-CoV-2. Congestão nasal e coriza foram observadas apenas em 5% dos pacientes com coronavírus.

Elas costumam estar mais associadas a outros tipos de alergia derivadas de um resfriado – como rinite e sinusite. Espirros e dores de garganta também não se tratam de sinais do novo coronavírus.

Você chegou a confundir algum desses sintomas com a Covid-19 anteriormente? Conte para a gente no espaço abaixo.


4

Comentários

Coronavírus: conheça os sintomas considerados atípicos da Covid-19
  • Os principais sintomas certamente ainda não foram relacionados e muito menos são indicadores de contaminação.
    Porém a principal causa da presente fobia e desespero é a #GLOBOLIXO e seus afiliados que não medem esforços para disseminar a tragédia e o caos em busca de audiência.
    Realmente há medidas protetivas que devem e são essenciais nesse momento e uma delas é manter a calma e a Fé sobretudo.
    No final tudo acaba bem seja aqui ou no Além.

      • Se sinusite e rinite for resfriado então todos os dias eu to resfriado %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

          • Esse site ta demais em, kkkk

              • péssimo texto... sinusite e rinite não é resfriado!

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista