LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Céu mais limpo! Imagens de satélite mostram menos poluição em SP na quarentena

21 de abril de 2020 13

Se há algo de positivo acontecendo em meio à pandemia de coronavírus está a diminuição da poluição na região metropolitana de São Paulo. Imagens de satélite mostram uma queda real na primeira semana de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado.

As imagens de abril de 2019 marcam o padrão típico da cidade em funcionamento normal, com escolas, comércio, serviço e trasporte, além do já conhecido trânsito que marca as cidades. Já as imagens deste ano mostram o efeito da quarentena na poluição de São Paulo.

Medidas para restrição da circulação de pessoas começaram a ser adotadas em São Paulo a partir de 24 de março. Pela imagem a seguir, a escala de cores delimita, com a cor vermelha, áreas com maior densidade de população, e o amarelo aponta densidade menor, e azul é a menor densidade possível.

o método para tratar as imagens foi adaptado para o cenário brasileiro pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Eferito Estufa (Seeg), do Observatório do Clima, e é parte de um projeto experimental do Instituto de Tecnologia de Massachussets, capitaneado pelo pesquisador Gennadii Donchyts.


No caso de São Paulo, quem dita a diferença é a diminuição da circulação de carros. A redução na queima de combustíveis marca a diferença entre as manchas detectadas no último dia 20 de março em comparação com o mesmo período do ano anterior. E os pesquisadores do SEEG apostam que 2020 pode marcar a maior redução global de emissões de gases de efeito estufa dos últimos anos. Tasso Azevedo, coordenador do Seeg, explica o impacto dessa mudança

Se as emissões param por dois ou três dias, como acontece em um feriado, as partículas maiores se depositam rapidamente e o índice de poluição já melhora, mas se paramos por 10 ou 15 dias, o céu literalmente abre. Foi isso que os satélites conseguiram detectar".
Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Eferito Estufa


13

Comentários

Céu mais limpo! Imagens de satélite mostram menos poluição em SP na quarentena
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2