LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saiba como funciona um lockdown e suas diferenças para quarentena | Detetive TudoCelular

07 de maio de 2020 13

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil, retratado pelo aumento constante no número de casos confirmados e mortes no país, vários governos estaduais e municipais pelo país já começaram a implementar medidas do chamado lockdown nos seus territórios.

Mas a medida ainda gera dúvida nos cidadãos quanto às suas especificidades, frente às já tomadas pelas autoridades. A coluna Detetive TudoCelular desta quinta-feira (7) explica mais sobre ela a seguir:

O que é o “lockdown”?

De acordo com a definição do Cambridge Dictionary, a palavra lockdown significa “uma situação na qual as pessoas não são autorizadas a entrar nem sair de uma construção ou área livremente, devido a uma emergência”.

Já no boletim epidemiológico publicado no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde define a condição como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”.

Em resumo, seria um confinamento total determinado pelas autoridades, no qual os acessos à região são restringidos pelos agentes de segurança. No entanto, os serviços essenciais – como supermercados e farmácias – permanecem em funcionamento.

Permissão a trabalhadores essenciais

Nesses casos extremos, os trabalhadores desses segmentos considerados essenciais recebem uma permissão para circular livremente, mediante à posse de declarações das empresas para as quais prestam serviço.

Um dos exemplos é no estado do Maranhão, onde um lockdown foi decretado deste o começo desta semana na região metropolitana de São Luis. No local, os funcionários dessas companhias que permanecem em atividade devem preencher um formulário online.

Objetivo do confinamento total

A intenção de um grau mais elevado de bloqueio nos territórios segue as demais medidas consideradas leves: reduzir a curva de casos confirmados da Covid-19 e, assim, proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga.

Segundo o mesmo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, citado mais acima, “países que implementaram [o lockdown] conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico”.

Lockdown vs quarentena vs isolamento social

Você pode ainda se perguntar: mas quais são as diferenças do lockdown para as medidas já implementadas? Elas funcionariam como uma escala de endurecimento das medidas de distanciamento.

A primeira delas seria o isolamento social, que – por si só – funcionaria como uma recomendação para que todas as pessoas fiquem em suas respectivas residências e não saiam para outros lugares.

Em um segundo nível, surge a quarentena. Neste caso, já existe uma determinação oficial de um governo, por meio de decreto, que estabelece a paralisação de comércio e serviços não-essenciais, para que as pessoas não tenham motivo a deixar suas casas.

Caso essas medidas ainda não sejam suficientes, vem o lockdown como uma forma de restrição total. Aqui, já ficam inclusas as medidas de fechamento de vias e proibição de deslocamentos considerados desnecessários, sob a aplicação de penalidades mais pesadas se houver descumprimento.

Lockdown no mundo

Em graus de restrição distintos, vários dos países mais prejudicados neste período de pandemia chegaram a aplicar o chamado lockdown e já possuem a situação mais controlada da doença em seus territórios.

Na China, por exemplo, toda a província de Hubei fechou suas cidades – incluindo o primeiro epicentro, Wuhan –, com direito a bloqueio do transporte intermunicipal. Cerca de 29 milhões de residentes da região teve de ficar em casa durante o período.

Lockdown na Europa

A Itália – a qual liderou por um bom tempo no número total de mortes pela Covid-19 – iniciou o bloqueio total somente em 9 de março. O governo do país europeu impediu qualquer tipo de reunião pública, como cerimônias religiosas. Funerais e casamentos foram proibidos no local.

Quase uma semana depois da autoridade italiana, foi a vez de a Espanha iniciar os protocolos de confinamento completo, em 14 de março. Por lá, a proibição de sair de casa somente tinha como exceções as compras de remédios e alimentos, idas a hospitais ou nos casos de trabalhadores dos serviços essenciais.

Por último, em 22 de março, a Alemanha chegou a impedir encontros públicos de mais de duas pessoas em todo o território nacional. Contudo, a iniciativa não foi aplicada a pessoas residentes em um mesmo lar ou nos espaços não paralisados de trabalho – mas somente se houvesse alguma necessidade.

Você concorda com a aplicação de um lockdown para conter a pandemia do novo coronavírus? Na sua opinião, qual seria a medida mais certeira no combate à Covid-19? Comente conosco!


13

Comentários

Saiba como funciona um lockdown e suas diferenças para quarentena | Detetive TudoCelular
  • Quantos entregadores de Ifood vc já ouvir falar que morreu? E quantas pessoas que estavam na fila do auxílio emergencial morreram? Sinceramente, a pior medida é a da paralização, o brasileiro não tem reserva emergencial de capital algum, qualquer bem só é adquirido por compras parceladas, e os maiores geradores de renda do país, que são os empresários estão quebrando, não vai dar tempo o Covid matar o brasileiro... ele vai morrer antes... De desespero, de fome, vendo seu negócio quebrar ou perdendo seu emprego.

      • sei nem mais oq pensar, que q ta acontecendo

          • Vc não fala que pensa vc é pago com certeza para ficar de canto em canto falando merda....seu merda...

              • Qual é a dificuldade de aceitar uma realidade que você não pode refutar? É difícil assim aceitar meu argumento que você precisa me xingar e dizer que nem existo?Meu amigo, gente como vc é a escória da sociedade, em momento nenhum falei do presidente ou que apoiava ele, mas pelo simples fato de falar algo lógico vc já sabe que sou de direita.

                ACEITA QUE DÓI MENOS INFELIZ, EU PEGUEI A PORRA DESSA DOENÇA E TÔ CURADO SEU ANIMAL.

                ESSA PORRA NÃO PASSA NEM PERTO DE SER O QUE DIZEM SEU ACÉFALO!

                EU NÃO RECEBO NADA PRA FALAR, SÓ FALO O QUE ACONTECEU COMIGO SEU ANIMAL! SE VC TÁ EM CASA E TEM COMO SE SUSTENTAR DÊ GRAÇAS A DEUS, JUMENTO!!!

                TEM GENTE MORRENDO DE FOME JÁ!

                COMO É QUE VAI MANTER A VIDA SEM O BÁSICO?! EU TÔ BEM DE SAÚDE MAS NÃO TENHO DINHEIRO NEM PRA ENERGIA DA MINHA CASA! SE NÃO FOSSE O DECRETO FEDERAL DE NÃO CORTAR ENERGIA NESSE PERÍODO EU NÃO TINHA NEM COMO ACESSAR NADA NA NET! MINHA NET VAI SER CORTADA EM POUCO TEMPO! E NEM SAIR DE CASA PRA TENTAR GANHAR ALGUMA COISA EU POSSO!

                COMO QUALQUER OUTRA DOENÇA, PESSOAS QUE FICARAM CURADAS ESTÃO IMUNES, SE A PORRA DOS GOVERNOS DE ESTADO DEIXASSEM QUEM PEGOU A DOENÇA E FOI CURADO VOLTAR A TRABALHAR JÁ ERA O SUFICIENTE!!!

                MAS ESSE NÚMEROS NÃO EXISTEM PRA MÍDIA, PORQUE SERÁ?

                EU PODIA MUITO BEM TÁ TRABALHANDO PRA VOCÊ SEM PROBLEMA NENHUM, CONTANTO QUE EU PAGASSE MINHAS CONTAS, EU TE DARIA ATÉ UM BOM DIA, MESMO SABENDO O LIXO DE PESSOA QUE VOCÊ É!!!!!!

                • Cala boca bolso doido a vida acima de tudo seu merda....

                    • ACEITA QUE DÓI MENOS INFELIZ, EU PEGUEI A PORRA DESSA DOENÇA E TÔ CURADO SEU ANIMAL.ESSA PORRA NÃO PASSA NEM PERTO DE SER O QUE DIZEM SEU ACÉFALO!EU NÃO RECEBO NADA PRA FALAR, SÓ FALO O QUE ACONTECEU COMIGO SEU ANIMAL! SE VC TÁ EM CASA E TEM COMO SE SUSTENTAR DÊ GRAÇAS A DEUS, JUMENTO!!!TEM GENTE MORRENDO DE FOME JÁ!COMO É QUE VAI MANTER A VIDA SEM O BÁSICO?! EU TÔ BEM DE SAÚDE MAS NÃO TENHO DINHEIRO NEM PRA ENERGIA DA MINHA CASA! SE NÃO FOSSE O DECRETO FEDERAL DE NÃO CORTAR ENERGIA NESSE PERÍODO EU NÃO TINHA NEM COMO ACESSAR NADA NA NET! MINHA NET VAI SER CORTADA EM POUCO TEMPO! E NEM SAIR DE CASA PRA TENTAR GANHAR ALGUMA COISA EU POSSO!COMO QUALQUER OUTRA DOENÇA, PESSOAS QUE FICARAM CURADAS ESTÃO IMUNES, SE A PORRA DOS GOVERNOS DE ESTADO DEIXASSEM QUEM PEGOU A DOENÇA E FOI CURADO VOLTAR A TRABALHAR JÁ ERA O SUFICIENTE!!!MAS ESSE NÚMEROS NÃO EXISTEM PRA MÍDIA, PORQUE SERÁ?EU PODIA MUITO BEM TÁ TRABALHANDO PRA VOCÊ SEM PROBLEMA NENHUM, CONTANTO QUE EU PAGASSE MINHAS CONTAS, EU TE DARIA ATÉ UM BOM DIA, MESMO SABENDO O LIXO DE PESSOA QUE VOCÊ É!!!!!!

                      • parabéns pela coragem amigo. é difícil achar alguem com tanta vontade de ser idiota assim como você

                          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                              • Amigo a doença existe, eu peguei sei do que estou falando, mas estou bem, só que por algum motivo a mídia não tem interesse em divulgar pessoas como eu que estão bem, não tem interesse em dar esperança em prováveis tratamentos ou curas.

                                PORQUÊ?!

                                PORQUE O INTERESSE NO PÂNICO?

                                Porque só se fala no número de mortes? Cadê as pessoas que foram curadas? Porque não existe sequer notícias de possíveis curas?

                                Meu pai morreu de câncer, meu avô de AVC, conheço várias famílias que perderam seus parentes para acidentes, dengue, e outras coisas. Mas esses números não são divulgados com tanta força como os números do Covid, porquê?

                                  • Ué não posso falar o que penso? Caso vc discorde poderia ter dito um motivo plausível e conversado, mas como você é muito brilhante achou melhor me chamar de idiota rsrs...
                                    Amigo eu já peguei essa doença fatal que tanto falam e estou bem, assim como peguei Zika ano passado e até hoje tenho sequelas, só que infelizmente estou desempregado, e onde moro não se pode sair de casa, e agora o que eu faço quando minha despensa esvaziar?

                                    Você ainda está empregado? Tá com a dispensa cheia, a internet e o Netflix estão pagos? Que bom não é mesmo? Pois tomara que seu negócio não quebre pra continuar assim, desejo o melhor pra você.

                                      • Vc realmente tá achando que alguém ta lendo esses textos que vc ta postando? só fala merda

                                          • Mano se vc nem está lendo como pode dizer que falo merda?

                                            Vc não está lendo porque não tem argumento, porque é um analfabeto funcional, e porque tem medo de concordar comigo.
                                            Não é pessoas como você que quero que leiam, gente como você é caso perdido.

                                            Dois carinhas antes de você não tiveram argumento me xingaram e quando dei uma solução simples para essa epidemia se calaram.

                                            Se quiser saber qual foi lê mais em cima que tá lá. Isso se você conseguir e sua preguiça intelectual deixar.

                                      • O problema do nosso país é que nunca tivemos orientação nem estrutura online para diversos serviços essenciais, e agora tem que fazer gambiarra e complicar ainda mais a vida das pessoas, coitado ate dos que não tem estudo. Acabei de fazer 18 anos e apesar do pesares tenho certas facilidade com tecnologia, mas até no CursoTécnico de Programação a gente sofre pra acessar as aulas e cumprir tarefas devido a esse improviso(Isso foi só um exemplo).

                                          Tech

                                          Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                                          Samsung

                                          Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

                                          Android

                                          Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

                                          Tech

                                          De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular