
Tech 01 Jul
20 de julho de 2020 3
Enquanto a NASA planeja mais missões Artemis para visitar o nosso satélite natural novamente, um vídeo antigo da missão Apollo 16 está ganhando uma nova vida graças à inteligência artificial, que permitiu elevar muito a qualidade dessas gravações de 1969 e 1972, gravadas em filmes de 16mm.
O YouTuber responsável pela criação dos vídeos é o DutchSteamMachine, que utilizou IA para completar o imenso desafio. O Depth Aware Video Frame Interpolation (DAIN) é o nome do algoritmo utilizado e ele também é empregado para remasterizar e até colorir vídeos antigos de 1900 para os padrões atuais.
"Esta me pareceu uma ótima técnica para aplicar a clipes muito mais novos," comentou o YouTuber.
Para se ter uma ideia do poder de processamento, as imagens originais têm geralmente entre 1 a 12 frames por segundo de acordo com a importância da gravação e os vídeos com definição mais alta são em 720p por meio de um scan dos negativos originais pela NASA. Com todo esse material, o algoritmo é capaz de fazer a sua "mágica." Veja o resultado da missão de 1972, a Apollo 16:
A gravação acima é capaz de atingir até 60 quadros por segundo visto que o filme original tinha 12, nesse caso o DAIN cria uma interpolação de 5x, onde a gravação final atingirá 60FPS com 12 quadros originais e 48 gerados por meio de IA pelo algoritmo.
Veja abaixo o vídeo com os primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na Lua registrados pelo módulo lunar:
Entretanto, como você pode imaginar, esse não é um processo simples. De acordo com o dono do canal que postou os vídeos, um trecho de 5 minutos de vídeo pode levar 20 horas para ficar pronto. O mais impressionante é que o DAIN consegue sincronizar o áudio e corrigir as cores para que o clipe termine pronto para ser enviado para a internet com qualidade aprimorada.
DutchSteamMachine diz que todo o seu trabalho, embora seja difícil, vale a pena graças as reações daqueles que assistem e comentam seus vídeos elogiando seu trabalho. Segundo ele, mais vídeos serão liberados em breve, visto que há centenas de horas de gravação da NASA das missões Apollo. Por fim ele acrescentou:
"Pretendo melhorar um monte de vídeos da Apollo. Muito mais clipes históricos e relacionados à exploração do espaço serão publicados continuamente em meu canal."
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários