
Tech 08 Dez
E parece que os usuários do sistema Gov.br vão ter a oportunidade de aproveitar ainda mais o acesso sem medo do vazamento de informações, bem como possíveis invasões na conta. Isso porque o Governo está trabalhando para realizar a adoção do sistema de autenticação em dois fatores.
Esta novidade foi divulgada na quarta-feira (09), indicando que essa decisão tem como propósito permitir que o acesso seja ainda mais seguro, já que esse tipo de autenticação acaba criando uma barreira a mais conta invasores, seja para acesso do CPF Digital, bem como da Carteira Digital de Trânsito e Receita Federal.
O Governo Federal enfrentou recentemente diversos problemas com vazamento de dados, principalmente com a invasão sofrida no TSE em outubro e os milhões de dados de usuários do SUS propagados indevidamente, fazendo com que a implementação desse tipo de camada adicional de segurança seja algo necessário.
Segundo o comunicado que relatava o lançamento dessa novidade, o principal objetivo é fazer com que o cidadão esteja menos vulnerável a possíveis roubos de dados e senhas, já que o sistema conta atualmente com mais de 85 milhões de pessoas cadastradas, fazendo com que quase metade da população brasileira se sinta mais segura no uso do sistema.
“Mesmo que alguém furte sua senha e seu CPF, não vai conseguir acessar. O celular se torna o segundo fator de autenticação”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
O uso da autenticação em dois fatores (2FA), é preciso acessar o sistema por meio do aplicativo para Android e iOS “Meu Gov.br”, fazendo com que seja um opção a mais de segurança, além de ser possível fazer a desativação, caso o usuário não se adapte com a novidade.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários