LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eleições 2020: PF e polícia de Portugal prendem suposto invasor dos sistemas do TSE

28 de novembro de 2020 3

No primeiro turno das eleições municipais deste ano de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral precisou suspender por um tempo a divulgação das apurações, devido a uma invasão dos sistemas do órgão público. Agora, a Polícia Federal e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária Portuguesa prenderam um suspeito pelo ato, na operação intitulada “Exploit”.

O homem se trataria de um cidadão português de 19 anos, que utiliza o codinome Zambrius e seria o líder de um grupo chamado “Cyberteam”. Ele teria feito parte de uma série de cibercriminosos brasileiros e portugueses que tentaram expor informações administrativas do TSE, com o objetivo de desacreditar a segurança do sistema da Justiça Eleitoral.

As urnas eletrônicas não foram afetadas pela invasão, pois não são conectadas à internet | Imagem: Reprodução

No entanto, a PF destacou que a invasão não chegou a atingir qualquer parte ligada ao pleito, porque as urnas eletrônicas não são conectadas à internet – desta maneira, é impossível haver qualquer ataque a elas.

“Não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação.”


Polícia Federal

A Polícia Federal ainda divulgou cumprir três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados em São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a polícia portuguesa também liberou um mandado de busca e apreensão, sem contar a detenção.

Os mandados cumpridos no Brasil tiveram autorização pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, depois de a 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral dar manifestação favorável à operação.

E aí, o que você achou da operação que prendeu o suspeito de invadir os sistemas do TSE? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


3

Comentários

Eleições 2020: PF e polícia de Portugal prendem suposto invasor dos sistemas do TSE
  • Mais fácil uma vaca voar do que eu acreditar nessa ai!

      • Só discordo na parte do mal intencionado, uma pessoa dessa faria nos o um favor de comprovar essa falcatrua de eleições

          • Uma prisão de "conveniência" que não resolve nada, simplesmente prenderam qualquer um pra dar uma falsa impressão de que estão no controle. A verdade é que os computadores atuais não são confiáveis para se fazer uma eleição não importa o que os governos ou a imprensa digam. Existem quase infinitas maneiras de se atacar um sistema computacional tanto o hardware quanto software só pra citar alguns: Meltdown, Spectre, Row hammer, crypto timing attack, DMA attack etc.. Basta alguém mal intencionado e com acesso privilegiado para corromper a integridade do sistema.

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista