LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como mover uma instalação da Steam e jogos para uma partição diferente

20 de abril de 2021 0

Se você nos acompanha, sabe que além de te manter informado, nós estamos diariamente tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais voltados para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a essa rotina, ensinaremos a você, estimado leitor, como mover uma instalação da Steam e jogos para uma partição diferente.

Como mover uma instalação da Steam e jogos para uma partição diferente

Se você fez uma instalação recente de algum jogo no seu computador, ainda mais se foi um Triplo-A, provavelmente percebeu que o título necessitava de uma grande quantidade de armazenamento para ser instalado, visto que não é incomum que os lançamentos mais recentes da indústria ocupem 70, 80, ou até 200 GB nos casos mais extremos. Call of Duty: Modern Warfare, por exemplo, pede 175 GB de espaço livre.

Com tanto espaço necessário, pode ser que o seu SSD não dê conta de lidar com os jogos ou a partição principal do seu computador – onde a Steam normalmente é instalada – não tenha espaço suficiente para ficar dividida entre os games e o sistema operacional, por exemplo. Com isso, mover a instalação completa da Steam ou apenas os jogos para outra partição ou HD pode ser algo extremamente útil.

Confira nas categorias a seguir como alterar o diretório onde seus jogos serão salvos, mantendo a pasta principal da Steam ainda no seu local padrão (ou onde você optou por alocar), e como mover toda a Steam – junto aos jogos – para outra pasta.

Alterar o local onde os jogos serão salvos

Por predefinição, todos os jogos na Steam são instalados na seguinte pasta do Windows:

C:\Programas (x86)\Steam\SteamApps\Common

Mas a Steam permite que o usuário altere esse caminho de forma bastante simples, usando a interface da própria aplicação, independente do sistema operacional. No entanto, essa alteração surtirá efeito apenas nas instalações futuras. Isso é, jogos já instalados não serão movidos para o novo caminho – a não ser que sejam desinstalados e instalados novamente, claro. Para transferir jogos já instalados para um novo caminho, confira a categoria seguinte clicando aqui.

Sem mais delongas, vamos às instruções.

  • Com a Steam aberta no seu computador e com seu usuário logado, clique na opção Steam localizada no topo esquerdo da tela e escolha a opção de Configurações.

  • Com o menu de Configurações aberto, na seção de Downloads, clique em Pastas de biblioteca.

  • O novo menu permitirá visualizar o local padrão atual de instalação.
  • Para criar uma nova pasta para armazenamento, clique em Adicionar Pasta.

  • Navegue entre as unidades/partições do seu computador e selecione o caminho da nova pasta.
  • Clique em Nova Pasta, dê um nome a esta e clique em Ok. A pasta será criada no caminho desejado.
  • Clique em Selecionar para escolher a pasta criada.

  • Agora, para tornar a nova pasta o padrão para novas instalações, clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione a opção Tornar padrão.

Pronto, você definiu uma nova pasta para instalação de futuros jogos! Caso queira aprender como mover os já instalados, confira a seção a seguir.

Mover toda a instalação da Steam (incluindo jogos já instalados)

Se alterar a localização para instalações futuras não é o suficiente para você, e precisa mover todos os jogos já instalados, essa é a seção correta! Mas atenção, assegure-se de ter suas informações de login e e-mail de recuperação definido; executar a operação a seguir desconectará a sua conta da aplicação, sendo necessário um novo login.

Além disso, é recomendado realizar uma cópia de segurança da pasta SteamApps antes de realizar o processo abaixo. Se ocorrer algum problema e não houver uma cópia de segurança dos jogos ou da pasta citada, será necessário a reinstalação de todos os jogos individualmente.

Segundo a página de suporte da própria Steam, não é aconselhável a instalação da aplicação em um HD externo por possíveis comprometimentos de desempenho.

Vale lembrar que as instruções a seguir foram realizadas em um computador com Windows 10, mas podem ser replicadas, sob algumas poucas alterações, também no seu sistema operacional. Mas sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

  • Saia da Steam e feche a aplicação.

  • Usando o explorador de arquivos do seu sistema operacional, navegue até a pasta da Steam que deseja mover (por padrão, no Windows, essa pasta será C:\Programas (x86)\Steam)

  • Elimine todas as pastas e arquivos, exceto as pastas SteamsApps, Userdata e o arquivo Steam.exe.

  • Corte e cole a pasta Steam inteira (arquivos restantes) no novo diretório da sua preferência. Como exemplo: E:\Jogos\Steam

  • Abra o Steam pelo arquivo Steam.exe copiado na nova pasta, aguarde a Steam atualizar para concluir o processo e faça o login na sua conta. O próprio executável trará todos os arquivos apagados de volta automaticamente.

Pronto, você moveu a pasta completa da Steam! Verifique a integridade dos arquivos dos jogos já instalados através da página do título na biblioteca e tudo estará pronto. Todo o conteúdo futuro será movido para a nova pasta da Steam.

Caso algum erro aconteça na hora de mover a Steam ou na inicialização da aplicação, copie a pasta SteamApps da nova pasta para uma segunda localidade e desinstale a Steam do seu computador totalmente. Então, reinstale a Steam optando pela nova localidade e substitua a pasta SteamApps, da nova instalação, pela antiga, copiada anteriormente. Verifique a integridade dos arquivos dos jogos para concluir a operação.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários!


0

Comentários

TC Ensina: como mover uma instalação da Steam e jogos para uma partição diferente
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020