
Tech 13 Mai
Quem nos acompanha diariamente, sabe que além de trazer as notícias mais recentes do mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutorias para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.
Dando sequência a essa rotina, trazemos mais uma dica; dessa vez, para usuários do PlayStation 5. Ensinaremos a seguir como ativar e configurar o HDR (High Dynamic Range – “Dinâmica de alto alcance” em tradução literal) do novo console para que você possa ter uma experiência ainda mais agradável nos seus jogos!
Como é do conhecimento de muitos, a Sony disponibiliza a função HDR em alguns dos seus consoles desde 2016, com o lançamento do PS4 Pro, e como era de se esperar, traz a função de forma nativa no PlayStation 5.
Quando configurado corretamente, o recurso permite a visualização de cores mais vívidas, sombras mais detalhadas e tons claros mais equilibrados e iluminados, sem “estourar”.
Porém, o que muitos não sabem é que para jogar com o recurso ativado, a TV ou monitor necessita ser compatível e, afim de evitar problemas no áudio e a presença de alguma estática no visor, algumas lacunas necessitam ser preenchidas.
De modo geral, por padrão, o PS5 sempre tentará habilitar o HDR automaticamente se detectar que o televisor é compatível, mas algumas coisas podem atrapalhar o bom funcionamento do recurso; desde a qualidade do cabo HDMI utilizado até a correta configuração do monitor ou TV.
Por conta disso, é aconselhado usar o cabo HDMI presente na caixa do console, uma vez que apesar de os cabos padrão serem compatíveis com uma boa reprodução SDR em 1080p, eles podem sofrer na exibição 4K com taxas maiores de quadros, isso, graças a necessidade de uma maior largura de banda. Opte por cabos de ultra velocidade ou de 48Gbps.
No monitor, TV ou soundbar, certifique-se que o console está ligado em entradas compatíveis. Cheque o manual do visor para verificar qual porta é capaz de lidar com 4K HDR em 60Hz e, se estiver usando o soundbar, veja se ele pode receber o 4K HDR com sinal de 120Hz.
Checada as conexões, é hora de ver os ajustes do seu visor. Apesar de algumas televisões e monitores acusarem a compatibilidade com o HDR, pode ser necessário ativar o recurso através de algum menu específico ou apertando uma combinação de teclas no controle. Por conta disso, cheque o manual do dispositivo para entender melhor como o recurso funciona no seu modelo e como ele poderá ser ativado.
Sobre as cores, recomenda-se a utilização do modo cinema ou de um modo calibrado, uma vez que o modo padrão ou de cores vívidas pode levar a cores muito saturadas e não muito precisas. Apesar do modo cinema parecer ter cores menos vibrantes e até mesmo um pouco lavadas, ele entregará uma melhor dinâmica nas cores e uma melhor compatibilidade com o HDR.
Se disponível no seu televisor, ative os recursos de Local dimming, para pretos mais intensos, Modo jogo, para diminuir o atraso na reprodução, e HGIG, para a melhor imagem HDR possível.
Agora que você checou as conexões do seu visor e aprendeu como configurá-lo, muito provavelmente as imagens reproduzidas já estarão no formato HDR – e a sua TV provavelmente indicará isso exibindo algum indicativo na tela ao entrar no modo de imagem ou quando você apertar a tecla de informações no seu controle.
Mas se você ainda está enfrentando algum problema, é possível alterar algumas configurações no console para tentar contorná-los.
Caso diminuir a resolução ou a taxa de transferência de vídeo resolva o seu problema, pode ser que haja algum gargalo nas suas conexões, como um cabo ou receptor incompatível, ou a impossibilidade da sua TV de receber a largura de conexão exigida pelo console.
Se o seu PS5 apresentar uma tela preta após a mudança nas configurações, ligue-o em modo de segurança segurando o botão de ligar até ouvir dois bips. Volte os ajustes para a configuração anterior e o reinicie.
Agora que você ajustou todas as configurações, chegou a hora de calibrar o nível de reprodução do HDR. Essa configuração tem por objetivo informar ao console a capacidade do seu visor, indicando quais os níveis máximos de tons claros e escuros suportados afim de evitar reproduções sobressalentes gerando perda de informação.
Você aprendeu como configurar e regular o HDR no PlayStation 5! As configurações definidas no menu de ajustes do console serão aplicadas, hipoteticamente, para todos os jogos. No entanto, pode ser que alguns games ignorem os ajustes por manterem um calibrador próprio. Nesses casos, acesse o menu em questão e realize os ajustes necessários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários