LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PS5: Nova atualização visa melhorar a performance do sistema

27 de abril de 2021 6

Atualização (27/04/2021) - Por GS

No início do mês, o PS5 recebeu sua primeira grande atualização de sistema, que trouxe a possibilidade de armazenar jogos em dispositivos USB externos, bem como melhorias no funcionamento com televisores, funções do controle DualSense e muito mais.

Como era de se esperar, além da atualização principal, a Sony continua lançando correções intermediárias, que melhoram outras funções e corrigem problemas que não haviam sido corrigidos ainda.

Esta semana, um novo pacote de 1 GB foi lançado, sob o código de versão 21.01-03.10.00. Segundo as notas de atualização oficiais do pacote, ele visa melhorar a performance do sistema e nada além disso.

Mesmo com a descrição sucinta, o novo pacote deve ter algumas funções adicionais não descritas pela Sony, o que faz sentido, tendo em vista que muitas atualizações funcionam assim.

Você já instalou a atualização mais recente no seu PS5, notou alguma mudança drástica? Conta pra gente!

Atualização (16/04/2021) - Por GS

PS5: Feedback Háptico do controle foi melhorado para jogos do PS4

Esta semana, o PS5 recebeu sua primeira grande atualização, mas além do console, os DualSense também foram atualizados, trazendo melhorias no controle da vibração, intensidade dos gatilhos e muito mais.

Ao analisar mais profundamente a atualização dos controles, alguns usuários descobriram que ela também traz algumas melhorias para o desempenho do Feedback Háptico para jogos retrocompatíveis do PS4.

Considerando que o DualShock 4 não contava com a tecnologia de feedback háptico, suas vibrações eram desenhadas em torno de dois motores na base dos controles. Quando você jogava um título do PS4 no PS5, essa sensação era replicada por uma vibração suave do DualSense, mas com a nova atualização, a Sony simulou a "sensação" da vibração do DualShock 4 em seu novo controle.

Isso aproxima mais a "textura" do novo controle ao antigo, melhorando a experiência de jogar esses títulos novamente. Alguns usuários afirmam que as mudanças são notáveis, principalmente em jogos como Rocket League.

É interessante pensar que a Sony está fazendo o possível para facilitar a transição entre as gerações de console, mas seria esse um indício de que essa transição vai ser mais curta do que gostaríamos?

Atualização (14/04/2021) - Por GS

A nova atualização do PlayStation 5 já está no ar e, conforme falamos anteriormente, ela traz diversas ferramentas novas para o sistema e melhorias de uso, mas além disso, ela também vem acompanhada de algumas opções de customização para o DualSense, o controle do console.

Como dá pra ver na imagem abaixo, os usuários agora podem escolher a intensidade da vibração, brilho dos indicadores, intensidade do efeito nos gatilhos e etc.

Tendo em vista que muitos usuários estão tendo problemas com os gatilhos do novo controle, que quebram após pouco tempo de uso, a escolha de intensidade do efeito pode ser uma alternativa da Sony para tentar aumentar a vida útil do equipamento, visto que um recall em todas as peças vendidas seria inviável.


Outras mudanças que devem ser destacadas na nova atualização é a possibilidade de escolher quando o console deve reproduzir imagens em HDR e com saída em 120 Hz.

O menu de Configurações agora conta com opções de ativar o HDR somente quando um jogo for compatível com isso, e o mesmo vale para a taxa de 120 Hz.


Por fim, tivemos alterações nas opções de HDMI, que agora permitem que o usuário escolha o funcionamento conjunto com a TV/Monitor, onde é possível escolher se o monitor deve ser ligado juntamente com o PS5.

Além disso, as novas configurações também permitem que o usuário coloque o PS5 em Modo de Repouso ao desligar o monitor.


Changelog completo Versão 21.01-03.00.00.38
  • Agora você pode armazenar jogos PS5 em um armazenamento estendido USB.
    • Para mover os jogos do PS5 do armazenamento do console para o armazenamento estendido USB, acesse sua tela inicial ou a biblioteca de jogos, abra o menu Opções do jogo do PS5 que deseja mover e selecione Mover para armazenamento estendido USB.
    • Para jogar os jogos do PS5 que estão no armazenamento estendido USB, acesse a biblioteca de jogos e copie o jogo para o armazenamento do console no menu Opções. Copiar jogos é mais rápido do que baixá-los novamente. Também é mais rápido do que reinstalá-los a partir do disco se o jogo no armazenamento estendido USB tiver complementos ou tiver sido atualizado.
  • Agora você pode curtir o Share Play com jogadores no PS4. Use o Share Play para convidar seus amigos do PS4 para ver você jogando ou até assumir um controle.
  • Adicionamos zoom aos nossos recursos de acessibilidade. Use o zoom para ampliar o conteúdo da tela. Acesse Configurações > Acessibilidade > Tela > Zoom para ativar esse recurso.
  • Adicionamos Desativar áudio do bate-papo do jogo no centro de controle em Som. Se você ativar essa configuração, sua voz não será ouvida e você não ouvirá as vozes dos outros jogadores nos bate-papos do jogo. Essa configuração não se aplica ao áudio do bate-papo por voz da party.
  • Na Game Base, atualizamos o seguinte:
    • Você pode acessar parties recentes com mais facilidade e ver seus amigos online. Use os botões R1 e L1 para mover-se rapidamente entre as guias.
    • Agora você pode ativar ou desativar as notificações para cada uma das parties em que estiver.
    • Agora você pode ajustar o volume de vozes de outros jogadores no bate-papo por voz da party, bem como no bate-papo de alguns jogos. No cartão de bate-papo por voz no centro de controle, selecione um jogador para ajustar o volume.
  • Em Perfil, atualizamos o seguinte:
    • Agora você pode compartilhar seus momentos favoritos dos jogos com mais facilidade do que nunca. Na guia Compartilhado, selecione Ir para a galeria de mídia e escolha sua mídia favorita para compartilhar.
    • Separamos vídeos e transmissões na guia Compartilhado para facilitar a navegação.
  • Agora você pode gerenciar todos os jogos que segue em Configurações > Dados salvos e Configurações de jogo/aplicativo > Gerenciar jogos seguidos. Isso permite que você deixe de seguir os jogos sem precisar navegar para as publicações de notícias individuais ou para os hubs de jogos.
  • Para monitores compatíveis o recurso de conexão de dispositivo HDMI, agora você pode ativar ou desativar a reprodução com um toque e o link de desligamento individualmente. Acesse Configurações > Sistema > HDMI para alterar essas configurações.
    • Quando a reprodução com um só toque estiver ativada, ligar o console PS5 também ligará a tela conectada.
    • Quando o link de desligamento estiver ativado, desligar o monitor conectado colocará o console PS5 no modo de repouso.
  • Agora, você pode definir o país ou região nas configurações de controle parental para usuários do console PS5 e para convidados que não tenham aderido ou iniciado sessão na PlayStation Network.
    • O país ou região que você selecionar determinará qual sistema de classificação será aplicado aos jogos e aplicativos do PS5. Para alterar o país ou região de um usuário, acesse Configurar > Controles parentais e da família, selecione o usuário e, em seguida, selecione PS5 em Nível de idade para jogos e aplicativos.
    • Você também pode definir o país ou região com antecedência para novos usuários e convidados no seu console PS5. Para isso, acesse Configurações > Controles parentais e da família > Restrições do console PS5 > Controles parentais para novos usuários > PS5.
  • Agora você pode ocultar jogos na Biblioteca de jogos. Se você ocultar um jogo, ele não será mais exibido na guia Sua coleção.
    • Para ocultar um jogo, acesse a guia Sua coleção, abra o menu Opções do jogo e selecione Ocultar.
    • Para visualizar jogos ocultos, acesse a guia Sua coleção, abra o menu Classificar e filtrar e, em seguida, selecione Itens ocultos.
    • Para reexibir um jogo, ative o filtro Itens ocultos, abra o menu Opções do jogo que você deseja reexibir e selecione Reexibir.
    • Os jogos que você oculta no console PS4 também serão ocultados no PS5.

Outros recursos atualizados

  • Adicionamos os seguintes recursos ao gerenciamento de dados salvos:
    • Quando você inicia ou retoma um jogo do PS5, seu console verificará se há dados salvos mais recentes no armazenamento em nuvem. Se tiver dados salvos mais recentes no armazenamento em nuvem, você poderá optar por sincronizar os dados.
    • Agora ficou mais fácil gerenciar seus dados salvos diretamente na tela inicial. Ao abrir o menu Opções de um jogo, você verá Carregar/baixar dados salvos e Verificar o status de sincronização dos dados salvos.
  • Agora, oferecemos suporte a mais emojis.
  • Em Troféus, atualizamos o seguinte:
    • Agora você pode acessar capturas de tela e vídeos feitos no momento em que ganhar um troféu. Selecione um troféu que você ganhou para ver a mídia relacionada.
    • Agora você pode escolher para quais graus de troféus deseja salvar capturas de tela e vídeos de troféus. Para alterar essas configurações, acesse Configurações > Capturas e transmissões > Troféus.
    • Agora, ao selecionar um troféu oculto, você pode pressionar o botão quadrado para mostrar rapidamente as informações ocultas.
    • Agora, você pode acessar diretamente a lista de troféus de um jogo em um cartão de troféus selecionando Ir para Troféus no menu Opções.
    • Depois de selecionar uma ordem de classificação para os seus Troféus, eles permanecerão classificados nessa ordem para todos os jogos.
    • Agora você pode ver suas estatísticas de Troféus pressionando o botão quadrado na tela Troféus.
    • Agora, quando você classifica seus troféus por raridade ou data da obtenção, os cartões de troféus mostrarão a raridade ou as informações da data da obtenção.
  • Se você instalar esta atualização, a opção Ativar transcrição do bate-papo nas configurações de acessibilidade será desativada. Se desejar usar o recurso de transcrição de bate-papo, ative essa configuração novamente.
  • No recurso multitarefa para cartões, atualizamos o seguinte:
    • Agora, quando você se concentrar no ícone de multitarefa em um cartão, verá dicas sobre os modos de multitarefa disponíveis: picture-in-picture, fixar na lateral ou ambos.
    • Adicionamos um guia de botões para mostrar como interagir com um cartão que está atualmente no modo multitarefa.
  • Agora, você pode ver a porcentagem da bateria do controle sem fio no centro de controle.
  • No hub de jogos ou assinaturas, agora você vai ver ofertas promocionais disponíveis, incluindo as destinadas a assinantes do PlayStation Plus, PlayStation Now e EA Play. Para exibir as opções que não são exibidas no hub, pressione o botão … (mais opções).
  • Ao jogar um jogo que você ocultou selecionando Ocultar seus jogos de outros jogadores em suas configurações de privacidade, outros jogadores não verão mais informações sobre o jogo que você está jogando atualmente ao lado do seu status online.
  • Alguns monitores de PC que podem exibir 1080p/120 Hz agora suportam exibição de 120 Hz para jogos. Se tiver problemas para visualizar seu jogo a 120 Hz, acesse Configurações > Tela e vídeo > Saída de vídeo e desative Habilitar saída de 120 Hz.
  • Adicionamos a opção de alternar a saída de vídeo para não HDR ao usar um jogo ou aplicativo que não é compatível com HDR. Para alterar essa configuração, acesse Configurações > Tela e vídeo > Saída de vídeo > HDR.
  • Fizemos atualizações no software do sistema para melhorar a estabilidade e o desempenho.

Texto original - 13/04/2021

A Sony anunciou nessa terça-feira a primeira grande atualização do PlayStation 5, que traz muitas ferramentas amplamente pedidas pelos fãs, incluindo o suporte para armazenamento de jogos em dispositivos USB e o Share Play com o PS4.

Veja abaixo todos os detalhes da atualização e sua data de lançamento.

Disponível a partir desta quarta-feira (14), a nova atualização do PS5 traz diversas novas funções ao console, que irão melhorar a experiência dos jogadores e aprimorar a experiência dos jogadores.

Dividimos as mudanças em tópicos para te ajudar a entender melhoro que está por vir.

Armazenamento externo

Esse recurso permite a transferência de seus jogos do PS5, que estão no armazenamento interno do console, para um armazenamento externo USB. Isso permite ampliar os recursos de armazenamento do seu console PS5, permitindo que você copie seus jogos de volta para o armazenamento interno quando quiser jogar.

É mais rápido reinstalar jogos do PS5 armazenados no dispositivo USB do que baixar novamente ou copiá-los de um disco.

Infelizmente, os jogos não podem ser reproduzidos diretamente do dispositivo USB, por conta do carregamento ultrarrápido do PS5 que funciona em conjunto com o SSD. Os jogos também não podem ser baixado diretamente para o dispositivo externo, sendo necessário o download no PS5 e a transferência posterior.

O Suporte ao armazenamento de unidades M.2 ainda não ganhou novas informações.


Share Play entre PS4 e PS5

O Share Play agora funciona em conjunto para jogadores de PS4 e PS5, enquanto conversam em grupos. Isso significa que os usuários do console PS5 podem permitir que seus amigos com consoles PS4 vejam a tela do jogo ou até mesmo joguem com eles no PS5 pelo Share Play, e vice-versa. As opções incluem a capacidade de compartilhar a tela com um amigo, passar seu controle virtualmente para um amigo ou passar um segundo controle virtualmente para jogar jogos cooperativos juntos.

Além do Share Play entre gerações, a nova atualização também oferece uma seleção das sessões de jogo em que seus amigos podem participar, criando ainda mais oportunidades para jogar juntos. A opção “Solicitar participação” também serve como um atalho para enviar um convite de jogo, reduzindo o tempo para entrar em jogos com amigos. No menu Configurações de privacidade, você pode modificar quem pode interagir com você em grupos, jogos e mensagens.

Novas opções de personalização do PS5

O menu Game Base foi melhorado para oferecer acesso mais rápido a conteúdos e recursos importantes. Alterne facilmente entre grupos e amigos para começar a conversar com grupos existentes ou ver o que cada um dos seus amigos online está fazendo. Além disso, você pode ativar ou desativar as notificações em cada um dos grupos de que participa.

Com a nova atualização, você pode desabilitar rapidamente o chat no jogo, desligando o áudio do microfone e o áudio de voz de outros jogadores. Além disso, é possível ajustar facilmente o volume individual do bate-papo por voz de outros jogadores no mesmo chat, em vez de precisar pedir para cada um dos seus amigos diminuir ou aumentar o volume do microfone.


Após serem liberadas pelos desenvolvedores, as atualizações de jogos serão pré-baixadas no console, caso a configuração “Atualizações automáticas” esteja ativada e se o console estiver ligado ou em modo de repouso. Isso permite que você comece a jogar a versão mais recente de um jogo imediatamente após o lançamento da atualização.

A biblioteca de jogos também foi aprimorada para deixar mais fácil o processo de gerenciar seus jogos.

O zoom de tela também foi implementado, permitindo que você ajuste a ampliação conforme sua preferência no menu Configurações.

O nível de troféus que gera uma captura de tela automática ou em um videoclipe pode ser personalizado, permitindo que você escolha entre somente capturar e salvar imagens/vídeos dos momentos em que ganhar troféus de nível superior, como Ouro ou Platina.

Além disso, a Sony confirmou o lançamento de uma nova tela de estatísticas de troféus do jogador, onde você pode verificar o resumo do seu nível de troféus e o seu status rapidamente.


Novos recursos para o aplicativo PlayStation

A Sony também confirmou novidades para o aplicativo PlayStation, que serão lançadas nas próximas semanas, tais como a capacidade de entrar em uma sessão multiplayer para PS5 pelo aplicativo, gerenciar o armazenamento do console PS5, comparar coleções de troféus com amigos e classificar e filtrar produtos mostrados na PlayStation Store.


PlayStation App

Desenvolvedor: PlayStation Mobile Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


6

Comentários

PS5: Nova atualização visa melhorar a performance do sistema
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020