
Curiosidade 05 Jul
Se você nos acompanha em ritmo diário, muito provavelmente já percebeu que além de te manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.
Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do Windows 10! Aprenda logo a seguir como centralizar os ícones da barra de tarefas do sistema operacional utilizando o TaskbarX.
Anunciado recentemente, uma das principais novidades que o Windows 11 trouxe em relação ao seu antecessor foi no segmento visual, com janelas com cantos arredondadas, novo visual de menus e ícones centralizados na barra de tarefas.
Se você gostou dessa nova disposição, saiba que é possível reproduzir parte do comportamento da nova versão do sistema operacional no seu Windows 10, centralizando os ícones, assim como as aplicações abertas, no centro da barra de tarefas.
Além dos entusiastas que não perdem por esperar por colocar suas mãos na nova versão do S.O, esse recurso pode ajudar bastante quem utiliza monitores muito grandes, em resoluções muito altas, já que permite que seu centro de ação permaneça quase que totalmente no centro da tela.
Apesar do resultado descrito aqui poder ser obtido através de diversos métodos e aplicações, achamos – por experiência própria – que o TaskbarX é a melhor alternativa, já que permite a centralização automática constante dos ícones, à medida que novos programas são abertos, além de dispor de diversas ferramentas para personalização da barra de tarefas.
Embora seja pago na loja oficial da Microsoft, custando pouco mais de R$ 5, o próprio desenvolvedor do app o disponibiliza para download gratuito no repositório da aplicação no GitHub. Para aprender como baixar e usar o TaksbarX no seu PC, confira as seções abaixo.
Como citado anteriormente, é possível baixar e instalar o TaskbarX através da própria loja de aplicativos do Windows. Por lá, não há grande mistério; compre o app, peça para instalar e desfrute da aplicação. O link para download encontra-se no card ao final dessa matéria.
Para quem preferir baixar diretamente do repositório, basta seguir as instruções abaixo.
Pronto, esse é todo o processo necessário para baixar e instalar o TaskbarX! Agora, confira a seção a seguir para entender um pouco mais de como o app funciona.
O funcionamento do TaskbarX é bastante simples. Se você baixou o app através da loja, basta procurar o ícone no menu iniciar e clicar sobre ele. Para quem optou por baixar do repositório, com a pasta do TaskbarX aberta, clique duas vezes sobre o arquivo TaskbarX.exe; as aplicações abertas e ícones da barra de tarefas serão centralizados automaticamente.
Para configurar o funcionamento e aparência da barra de tarefas, abra o TaskbarX Configurator (na pasta, procure por um arquivo do mesmo nome com extensão .exe). Apesar de estar em inglês, tudo é bastante intuitivo. É possível definir o estilo visual da barra, algumas das suas animações, esconder elementos padrão e muito mais.
Explore os recursos, deixe tudo da maneira que preferir e clique em Apply. Caso se arrependa, clique sobre o ícone com uma única seta localizado na parte inferior da janela e, depois, clique em Apply; as definições padrão serão restauradas.
Por padrão, o app inicia automaticamente alguns poucos segundos depois que o usuário faz o login, utilizando o Gerenciador de Tarefas embutido no próprio sistema. No entanto, caso ele falhe em algum momento, basta realizar os mesmos passos descritos logo acima para o app voltar a funcionar normalmente.
Para desinstalar a aplicação, navegue até a seção Uninstall, clique no botão Uninstall e confirme a operação. Depois, basta excluir a pasta anteriormente criada para o TaskbarX.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários