
Economia e mercado 26 Set
05 de novembro de 2021 74
Atualização (5/11/2021) - HA
Em setembro, foi identificado um problema nos iPhones 13 que parava o funcionamento do Face ID após uma troca dita não autorizada do display. Agora, a partir deu uma análise do aparelho feita pelo iFixit, sabe-se que esse reparo do celular é dificultado por um chip que faz a conexão da tela.
Segundo a descoberta, um reparo no display do aparelho da Apple — que antes podia ser feito manualmente — agora requer um microscópio e sistemas de microsolda, além de uma ferramenta que emparelha uma nova tela aos iPhones para que ela reconheça a substituição como válida (justamente, uma ferramenta que não está disponível para terceiros).
A solução alternativa encontrada por algumas oficinas também é complexa demais. A lógica seria mover o chip soldado da tela original para a de substituição, algo “completamente sem precedentes”, segundo a iFixit, já que o reparo da tela é (ou deveria ser) algo bastante comum.
A aposta é que o problema no Face ID não tenha sido acidental, mas parte de um plano da Apple para trazer mais restrições a assistências técnicas não autorizadas. Não seria a primeira vez que acontece algo do gênero — houve problemas semelhantes com o Touch ID, displays com True Tone e em câmeras dos iPhones 12.
Atualização (28/09/2021) - PM
De acordo com informações recentes, o Face ID da série iPhone 13 para de funcionar quando a tela é substituída por uma peça fabricada de terceiros, porém, aparentemente o sensor biométrico de leitura facial também perde sua funcionalidade caso o usuário substitua o painel dos celulares por um componente genuíno.
Esse bloqueio pode ocorrer devido a uma ação da própria maçã para evitar a substituição não autorizada do painel, ou seja, caso a tela do iPhone dê problema, o dono do celular vai ter que levá-lo em uma Apple Store ou autorizada para a manutenção.
Também será possível consertar o aparelho em lojas credenciadas no Independent Repair Program da maçã, pois o iPhone 13 precisa ser escaneado por um equipamento especial para registrar seu número de série para que o processo de substituição da tela seja feito com sucesso.
Apesar da segurança extra em saber a procedência do componente utilizado, em simultâneo, os usuários acabam limitados a pagar mais pela manutenção, sem qualquer alternativa por parte de outros prestadores de serviço.
Artigo original (26/09/2021)
Com os novos iPhone 13 chegando ao mercado, muitos entusiastas de tecnologia finalmente conseguem avaliar melhor o hardware dos dispositivos e descobrir suas particularidades.
Além de imagens e vídeos de desmontagem, alguns técnicos também estão avaliando a capacidade de conserto dos dispositivos, já que é muito comum que eles tenham que passar por manutenção em algum momento, mas parece que a Apple está se certificando que os usuários não substituam as peças originais por componentes paralelos.
Através de um vídeo divulgado pelo canal Phone Repair Guru, descobrimos que ao substituir a tela original do iPhone 13 pela de um outro fabricante (que consequentemente deixaria o reparo mais barato), o Face ID dos dispositivos simplesmente deixa de funcionar.
Ele mostra que quando você substitui o microfone do iPhone 13, o sensor de luz ambiente e o sensor de proximidade, tudo funciona conforme o esperado. Mas quando você substitui a tela do seu iPhone 13 por uma nova, ele dirá que a tela não é original e você perde o suporte ao Face ID.
O técnico explica que existem algumas soluções alternativas, como transferir alguns chips para a nova tela, mas a maioria das oficinas não faz isso porque é "muito sofisticado".
Com esse tipo de bloqueio, a Apple restringe os usuários a fazerem os reparos somente em oficias autorizadas, além de manter o controle de todos os componentes sobressalentes que são instalados em seus dispositivos, permitindo que ela estabeleça o preço que quiser e dificultando o acesso ao reparo.
Você acha que a Apple deveria remover esse tipo de restrição nos reparos de seus dispositivos?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários