
Tech 07 Mai
19 de novembro de 2021 0
A Bill and Melinda Gates Foundation já investiu na distribuição de um novo medicamento contra o coronavírus para países pobres em outubro e agora mais um projeto ambicioso está dando mais um importante passo: a TerraPower, que é uma empresa de energia nuclear financiada pela fundação e já escolheu onde ficará o seu primeiro reator.
O primeiro reator da TerraPower será construído na cidade de Kemmerer, em Wyoming nos EUA, onde atualmente existe a Usina Naughton movida a carvão. É esperado que a usina da TerraPower gere empregos para 80% da população da cidade que tem cerca de 2,5 mil habitantes.
A usina será construída pela Bechtel e terá participação da GE Hitachi nas suas operações com um reator com um novo design mais seguro e menos poluente chamado Natrium Power, em referência ao elemento químico Sódio (Na), que é utilizado em forma líquida para dissipar o calor. A vantagem é que neste caso ele não entra em ebulição mesmo quando operado a 300º C.
Embora o projeto seja interessante, o sódio pode explodir se entrar em contato com água e ar nesta temperatura. Além disso, poucos países testaram este método, que já é pesquisado desde 1950.
Outro diferencial dessa usina é a possibilidade de operar de forma dinâmica, armazenando a energia não utilizada em forma de sal derretido. A sua potência oficial é de 345 megawatts, mas ela poderá atingir até 500 MW em potência máxima, o suficiente para abastecer 400 mil residências.
A usina da TerraPower ainda tem políticas que visam o reaproveitamento de materiais utilizados nela, reduzindo assim o seu custo de manutenção, que no caso de uma usina nuclear pode chegar a bilhões de dólares em alguns anos. Dessa forma, ela pode se tornar um exemplo do setor para estimular a adoção deste tipo de energia em mais locais.
Inicialmente a TerraPower contará com um auxílio do Departamento de Energia dos Estados Unidos no valor de US$ 180 milhões, que pode chegar a casa dos bilhões nos próximos anos. É esperado que a usina seja construída em 2028 e o custo total seja de US$ 4 bilhões, podendo operar por até 60 anos, segundo Chris Levesque, CEO da TerraPower.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários