LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova identidade digital que reúne CPF, CNH e título de eleitor começa a ser emitida em março

09 de fevereiro de 2022 14

O Documento Nacional de Identidade (DNI) passou, na terça-feira (8), por uma nova etapa de implementação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A emissão vai ter início em março, para servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos.

O novo documento inclui registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep.

Os cidadãos domiciliados em Minas Gerais vão ter acesso ao documento a partir de agosto deste ano. Outros estados vão poder emitir o DNI ao longo do ano e ele estará disponível para toda a população a partir de fevereiro de 2023.

O DNI faz parte do programa de Identificação Civil Nacional (ICN), que foi criado pela Lei n° 13.444/2017. Ele busca a implantação de um sistema nacional de identificação do cidadão de forma integrada em todo o território nacional.

Aplicativo

O documento digital vai ser gerado por meio de um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nos sistemas operacionais Android e iOS. A base vai usar tecnologias do TSE e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Após instalar o aplicativo do DNI, o cidadão deve preencher um pré-cadastro informando o CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número do telefone e uma senha da escolha do usuário.

O cadastro também permitirá a declaração múltipla de filiação, inclusão de nome social e declaração de gênero não binário. Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível.

Facilidades e segurança

Com o DNI, as pessoas vão ter acesso facilitado a outros serviços públicos, além de auxiliar na identificação do cidadão para a concessão de benefícios e adesão a programas federais, abertura de contas, o embarque em portos e aeroportos, entre outros.

Devido ao uso de dados biométricos, que são únicos para cada indivíduo, o documento digital promete oferecer mais segurança e deve ajudar a coibir fraudes mediante a conferência de informações com a base de dados da Justiça Eleitoral.

Gostou do novo documento unificado? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


14

Comentários

Nova identidade digital que reúne CPF, CNH e título de eleitor começa a ser emitida em março
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2