
07 Março 2022
20 de fevereiro de 2022 13
O fato de que o Snapdragon 888 e o Snapdragon 8 Gen 1 não apresentam um dos principais recursos para consumidores de streaming de vídeo é uma decepção para usuários de celulares top de linha equipados com chips da Qualcomm. Mas ao que parece, a fabricante deve introduzir suporte ao AV1 em seu próximo processador flagship.
O AV1 é um codec de vídeo desenvolvido pela Alliance for Open Media que oferece compressão 30% melhor do que o formato VP9 do Google, e sem trazer nenhum impacto perceptível na qualidade da imagem.
Os benefícios da compressão ficam ainda mais visíveis à medida que a resolução de imagem aumenta, resultando em economias significativas de dados ao transmitir conteúdo de 4K ou superior.
O Google tem impulsionado fortemente o uso do AV1, assim como a Netflix, que adotou o codec para smart TVs e pode passar a exigir suporte à tecnologia para a reprodução de conteúdo no futuro.
A Qualcomm planeja adicionar o suporte ao codec AV1 na Adreno GPU de seu próximo chip Snapdragon, conhecido internamente como SM8550. O Snapdragon 8 Gen 1 carrega o codinome SM8450, portanto provavelmente estamos falando de seu sucessor (Snapdragon 8 Gen 2?).
Seguindo o cronograma habitual de lançamento da Qualcomm, este próximo chip flagship deve ser anunciado no final de 2022 e aparecer dentro de dispositivos Android em 2023.
A adoção do AV1 tem sido limitada entre os principais serviços de streaming de vídeo devido à falta do hardware necessário. Entretanto, isso pode mudar este ano, já que muitas empresas estão lançando novos chips e produtos com suporte nativo à decodificação AV1. Os mais recentes chips da Samsung e da MediaTek suportam o codec.
O que você achou desta notícia? Gostaria de ver o codec AV1 no próximo Snapdragon?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários