LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: casos aumentam e Ômicron BA.2 responde por 84% dos resultados positivos

01 de maio de 2022 51

A presença da subvariante Ômicron BA.2 do coronavírus está aumentando rapidamente no Brasil, segundo uma pesquisa nacional divulgada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

A subvariante foi identificada em 84,3% dos testes positivos de Covid-19 realizados no Brasil (com exceção dos municípios da região Norte) entre os dias 17 e 23 de abril. Em 9 de abril, a prevalência era de 69,3%. Os primeiros casos foram registrados no país em fevereiro.

A BA.2 vem da variante Ômicron do coronavírus e é mais transmissível que a BA.1. Uma pesquisa da USP indica que o risco de surgimento de variantes mais perigosas nos próximos meses é alto.

Depois de uma análise de mais de 70.267 testes positivos, coletados pelos laboratórios Dasa e DB Molecular, a sublinhagem Ômicron BA.2 teve presença confirmada em 122 municípios de 13 estados.

Os pesquisadores também observaram que, após o relaxamento das medidas sanitárias de proteção contra a Covid-19 no Brasil, o percentual de testes positivos saltou de 6,2% para 11,7% em duas semanas. Além disso, o aumento dos casos de coronavírus ocasionados pela Ômicron BA.2 ocorreu de maneira diferente conforme a faixa etária e os estados analisados.

Todos os grupos etários brasileiros tiveram aumentos importantes na taxa de testes positivos, com exceção de crianças de 0 a 9 anos e os adultos de 20 a 29 anos. Somente entre os idosos de mais de 80 anos a positividade quadruplicou de 3% em 16 de abril para 12% na última semana analisada.

Já com relação aos estados, Minas Gerais viu o índice mais do que duplicar, passando de 6% para 14%. Em São Paulo, por sua vez, o salto foi de 7% para 11%.


51

Comentários

Coronavírus: casos aumentam e Ômicron BA.2 responde por 84% dos resultados positivos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista