LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Computação em nuvem: Google Cloud anuncia novas máquinas virtuais com processadores ARM

13 de julho de 2022 11

O Google Cloud anunciou nesta quarta-feira (13) a versão prévia de novas máquinas virtuais baseadas em processadores ARM para o Compute Engine, seu serviço de computação em nuvem que permite a criação e execução de tarefas utilizando os servidores de alto desempenho da empresa. Essa família de máquinas será chamada de Tau T2A.

A big tech utiliza soluções da linha de processadores “Altra” da Ampere, uma empresa norte-americana de semicondutores especializada na criação de plataformas em ARM. O Google disponibilizará máquinas predefinidas com até 48 vCPUs (unidades virtuais de processamento) e 4 GB de memória para cada vCPU, isto é, um total de até 192 GB de RAM.

(Imagem: Reprodução)

As máquinas virtuais terão largura de banda de rede de até 32 Gbps e várias opções de armazenamento em rede, tais que prometem fazer com que as VMs Tau T2A sejam “ideais para cargas de trabalho scale-out incluindo servidores web, serviços conteinerizados, processamento de registro de dados, codec de mídia e aplicativos Java”.

Segundo a Ampere, as máquinas virtuais T2A são capazes de entregar até 31% mais desempenho que os serviços baseados em processadores x86 da atual geração, além de manter o baixo consumo que, cada vez mais, populariza a arquitetura ARM.

A Universidade de Harvard realizou testes com as novas máquinas virtuais e, mencionando a grande carga de trabalho em suas pesquisas na área médica, ressaltou as vantagens do T2A.

“Nós portamos nossa carga de trabalho para a nova família T2A do Google e funcionamos com o mínimo de esforço”, comenta Christoph Gorgulla, pesquisador associado da universidade. “A relação de preço-desempenho do T2A nos ajudará a estudar mais compostos e, portanto, descobrir candidatos a medicamentos mais promissores”.

(Imagem: Reprodução)

O Google aproveitou o lançamento de suas novas máquinas virtuais baseadas em ARM para revelar o Batch, seu novo sistema de agendamento de trabalho projetado para processar aplicações mais pesadas de forma inteligente e automática, algo que, segundo a empresa, irá melhorar a execução de cargas de IA e aprendizado de máquina.

O Tau T2A já está disponível em fase de pré-visualização em várias regiões, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia. A expectativa é que o serviço chegue de forma oficial para todas as pessoas elegíveis nos próximos meses. De acordo com o Google, uma máquina virtual com 32 vCPUs e 128 GB de RAM custará US$ 1.232 (cerca de R$ 6.619) por hora.


11

Comentários

Computação em nuvem: Google Cloud anuncia novas máquinas virtuais com processadores ARM
  • A Oracle me da essa configuração mais Barata do q essa

      • Parabéns ao cara esperto que comprou as patentes de processador RISC da motorola (do Apple 2 e Lisa) e do Processador PowerPC da IBM (que a Apple abandonou em 2005 quando migrou pra usar intel e esse cara pegando patentes de processadores velhos e obsoletos conseguiu ver neles seu melhor potencial = ser usado em celulares, parabéns de verdade pra esse cara, na época a Nokia e a Motorola usavam processadores de celular muito mais fracos que isso, e de 16 bit ainda (por exemplo o Nokia n95 , que ainda era 16 bit ), e esse cara com essas patentes em mãos foi lá e mostrou justamente para a Apple que dava pra usar o Antigo PowerPC da IBM (de 32 bit) num celular e assim ter um celular potente e ainda sim com boa economia de energia... A Apple também esteve de parabéns nessa ocasião por não fechar as portas pra esse cara, a Apple simplesmente adorou a ideia, afinal esse era o primeiro idiota da história a oferecer para a Apple criar um novo Produto do zero usando um tipo de produto que a propria Apple já conhecia mas não tinha visto o potencial disso ainda, é como alguém chegar na sua cara e dizer que sua prima serve pra você beijar e transar com ela, algo que é óbvio e estava dentro das possibilidades o tempo todo (mas por algum motivo você não sabia que pode), enfim, o cara veio e esfregou na cara da Apple que o PowerPC podia ser melhorado e diminuindo o clock ele não ia esquentar nem gastar quase energia nenhuma e servir pra usar em celular .. Daí a Aplle gostou da ideia e colocou em prática, o cara lucrou com a idéia, fez contratos de uso de patente, e com isso a Apple pagou até por patentes que nem eram desse cara ainda, criando assim uma jurisprudência pra outras empresas depois tambem pagarem a esse cara pelo uso dessa idéia, é isso, daí surgiu a ARM, um cara esperto que pegou o que ja existia e vendeu a ideia de que é possivel aproveitar a vida de mais formas do que você acha que é possivel, mostrou o óbvio e com isso ficou com a fama dessa ideia, e vendeu a idéia... Parabéns, esse cara conseguiu criar uma empresa apenas vendendo uma ideia, e depois disso contratou engenheiros e tals, pra terem mais ideias de como melhorar a Arquitetura, daí esses funcionários criaram a ideia de como seria esse mesmo processador já melhorado para a iPhone 2, e para o Samsung...etc..etc... e cada ano que passa os funcionários imaginam melhor e criam uma ideia nova de um novo processador e esse cara apenas vende essas ideias de seus funcionários.... enfim, Primeiro esse cara vendia a propria ideia, agora ele vende a ideia de seus funcionários,

          • Vou esperar o filme.

            Intel e AMD foram defendidas por canetadas do moribundo X86.

            Empresa capaz de fazer processador melhores sempre existiram.

              • Sim, a ARM não tem fábrica de nada, a ARM não é uma fabricante de processadores, a ARM apenas cria o desenho e vende para que outras empresas fabriquem na vida real, quem compra as ideias da ARM e coloca em prática são:
                1- Qualcomm (fabricante do Snapdragon )

                2 - Samsung (fabricante do kirin )

                3 - Apple ( fabrica o Apple silicon M1 e M2, o antigos a Apple pagava para a Samsung fabricar)

                4- Mediatelk (fabricante do Helio e dos MT xxxx exemplo: MT9593 )

                Essas são as 4 fabricantes de Processador de celular que todos os celulares usam, tambémecistem outras fabricantes de Processador ARM mas são todas dedicadas a criar processador ARM para Roteadores Wifi , OLT (roteador de fibra óptica pra provedores), ou até Processador ARM de desktop (pra competir com a intel e a AMD, é o caso da Amazon, Tesla, Alibaba e a estatal chinesa por exemplo:

                5- Broadcom
                6- Cisco
                7- Juniper
                8- Amazon
                9- Alibaba/Aliexpress
                10- hynix
                11- micron
                12- Ericson
                13- Nokia
                14- Tesla
                15- TSMC
                16- Realteck
                17- Foxconn
                18- Asus
                19- estatal chinesa ...

              • RISC - V

                  • Cada vez mais ARM subsituindo x86. Já na hora de deixar essa arquitetura porca de lado.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Especiais

                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                    Software

                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2