
Economia e mercado 01 Dez
13 de julho de 2022 11
O Google Cloud anunciou nesta quarta-feira (13) a versão prévia de novas máquinas virtuais baseadas em processadores ARM para o Compute Engine, seu serviço de computação em nuvem que permite a criação e execução de tarefas utilizando os servidores de alto desempenho da empresa. Essa família de máquinas será chamada de Tau T2A.
A big tech utiliza soluções da linha de processadores “Altra” da Ampere, uma empresa norte-americana de semicondutores especializada na criação de plataformas em ARM. O Google disponibilizará máquinas predefinidas com até 48 vCPUs (unidades virtuais de processamento) e 4 GB de memória para cada vCPU, isto é, um total de até 192 GB de RAM.
As máquinas virtuais terão largura de banda de rede de até 32 Gbps e várias opções de armazenamento em rede, tais que prometem fazer com que as VMs Tau T2A sejam “ideais para cargas de trabalho scale-out incluindo servidores web, serviços conteinerizados, processamento de registro de dados, codec de mídia e aplicativos Java”.
Segundo a Ampere, as máquinas virtuais T2A são capazes de entregar até 31% mais desempenho que os serviços baseados em processadores x86 da atual geração, além de manter o baixo consumo que, cada vez mais, populariza a arquitetura ARM.
A Universidade de Harvard realizou testes com as novas máquinas virtuais e, mencionando a grande carga de trabalho em suas pesquisas na área médica, ressaltou as vantagens do T2A.
“Nós portamos nossa carga de trabalho para a nova família T2A do Google e funcionamos com o mínimo de esforço”, comenta Christoph Gorgulla, pesquisador associado da universidade. “A relação de preço-desempenho do T2A nos ajudará a estudar mais compostos e, portanto, descobrir candidatos a medicamentos mais promissores”.
O Google aproveitou o lançamento de suas novas máquinas virtuais baseadas em ARM para revelar o Batch, seu novo sistema de agendamento de trabalho projetado para processar aplicações mais pesadas de forma inteligente e automática, algo que, segundo a empresa, irá melhorar a execução de cargas de IA e aprendizado de máquina.
O Tau T2A já está disponível em fase de pré-visualização em várias regiões, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia. A expectativa é que o serviço chegue de forma oficial para todas as pessoas elegíveis nos próximos meses. De acordo com o Google, uma máquina virtual com 32 vCPUs e 128 GB de RAM custará US$ 1.232 (cerca de R$ 6.619) por hora.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários