LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CyberOne: robô humanoide da Xiaomi aprender a tocar bateria; veja vídeo

11 de agosto de 2022 13

Atualização (12/12/2022)

Apresentado em agosto para rivalizar o robô humanoide da Tesla, o CyberOne da Xiaomi surpreendeu por mostrar ser capaz de realizar movimentos semelhantes aos dos humanos com seu corpo de 1,77 metro e 52 quilos. Agora, a empresa dá um novo passo para tornar sua invenção ainda mais curiosa e competente.

No caso, o CyberOne foi treinado para tocar bateria. O resultado você confere no vídeo abaixo, bem impressionante considerando as etapas desse aprendizado —ainda que esteja bem aquém do que humanos são capazes de fazer, ou mesmo na comparação com o baterista-robô de quatro braços da banda alemã Compressorhead.

O robô conseguiu completar sua aprender, primeiro, analisando a batida de um arquivo de música para identificar como a música deveria ser tocado. Depois, o robô foi calibrado para gerar a trajetória de movimento sincronizada com a sequência dos tambores. Por fim, o corpo do robô foi controlado para completar cada movimento por meio de um controle.

A parte mais difícil era tocar longas sequências de ritmos de bateria, já que ele tinha que garantir que seus movimentos fossem contínuos e sem colisões. Para resolver esse problema, a equipe do Xiaomi Robotics Lab extraiu a batida básica e a otimizou criando uma biblioteca offline de trilhas de batidas. Isso permitiu que o CyberOne gerasse uma faixa contínua consistente com qualquer batida de bateria.

A equipe da Xiaomi está trabalhando para melhorar as habilidades de locomoção e manipulação do CyberOne na segunda geração do robô.

Texto original (11/8/2022)

O CyberOne Robot foi apresentado recentemente pela Xiaomi como a nova aposta da empresa chinesa para compor o portfólio de robôs da marca, chegando como o segundo produto da fabricante nesse segmento além do Cyberdog, cão-robô anunciado no mês passado com múltiplos sensores e código aberto para customização.

De acordo com a Xiaomi, o desenvolvimento do robô humanoide ainda está em progresso e por ora não é possível demonstrar todas as opções que serão oferecidas pelo produto quando concluído. Entretanto, executivos da companhia explicam que o CyberOne terá "um alto nível de inteligência emocional" conseguindo compreender emoções humanas.

Conforme consta nas especificações divulgadas pela fabricante, o robô mede 177 centímetros de altura e pesando em torno de 52 kg, dimensões próximas de uma pessoa real. Além da percepção do ambiente, o CyberOne também pode ser usado para obter respostas a perguntas simples ou carregar objetos que não pesem mais de 1,5 kg.

Em um vídeo divulgado esta semana pela Xiaomi, a empresa mostra o robô caminhando em diferentes tipos de terreno e condições climáticas, como Sol e chuva, por exemplo. A produção recebeu o nome de 'Meet our friend CyberOne' ("conheça nosso amigo CyberOne, em português) e está disponível no YouTube.

Vídeo de divulgação:

De acordo com a fabricante, o humanoide conta com inúmeros sensores que permitem mapear o ambiente e ter uma visão tridimensional do espaço que está sendo percorrido. Essa tecnologia também permite que o CyberOne identifique pessoas, objetos e realize ações específicas.

Veja também

Quais são suas previsões para o futuro da tecnologia robótica? Conta pra gente, comente!


13

Comentários

CyberOne: robô humanoide da Xiaomi aprender a tocar bateria; veja vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista