Tech 02 Set
A Video Electronics Standards Association (VESA) apresentou oficialmente nesta segunda-feira (17) as especificações para o padrão de conexão DisplayPort 2.1. O foco da nova versão foi na melhoria da qualidade da transmissão do sinal.
O novo padrão deixou de lado o aumento da taxa de transferência para se concentrar em melhorar a estabilidade e a qualidade da transmissão ao usar um cabo DisplayPort, no modo Alt (DisplayPort sobre USB Type-C) ou encapsulamento em um link USB4.
O DisplayPort 2.1 promete melhorar o gerenciamento de largura de banda para levar mais eficiência da transmissão do sinal em paralelo com outro tráfego pelo link USB4, que permite conectar mais dispositivos por meio de uma única porta.
Ao mesmo tempo, a nova versão é compatível com a versão anterior do DisplayPort 2.0. Dessa forma, todos os dispositivos com certificação DisplayPort 2.0 também atendem aos requisitos mais rigorosos de especificação do DisplayPort 2.1.
Outro destaque foi o aumento de comprimento dos cabos. A linha DP40 recebe a mesma conectividade de antes, mas com conexões acima de dois metros, enquanto que DP80 é permitida a mesma conexão, mas acima de um metro.
Além disso, o desempenho UHBR foi aprimorado oferecendo taxas de link UHBR10, 10 Gbps com quatro pistas e taxa de transferência máxima de 40 Gbps. O UHBR20 recebe 20 Gbps em quatro pistas para uma taxa de transferência máxima de 80 Gbps.
E você, o que achou sobre as especificações do novo padrão? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários