
Segurança 18 Jul
27 de outubro de 2022 0
A endometriose é um distúrbio que acomete 1 em cada 10 mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença ginecológica pode comprometer a qualidade de vida de forma silenciosa, uma vez que seus sintomas podem ser confundidos com os sinais comuns do período menstrual. Pensando nisso, médicos brasileiros criaram o “Endolife App”.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estima que o diagnóstico da condição pode levar até sete anos, o que pode dificultar seu tratamento e causar sequelas. O objetivo do Endolife App é ajudar mulheres a descobrirem se seus sintomas alertam para um caso de endometriose.
Conforme explica o Ministério da Saúde, a endometriose é caracterizada pelo movimento contrário das células que revestem o útero, fazendo com que caiam nos ovários ou cavidade abdominal e voltem a se multiplicar em vez de serem expulsas durante a menstruação. Os sintomas incluem cólicas durante o período menstrual, fadiga, diarreia e infertilidade.
O Endolife App é indicado para todas as mulheres que percebem algum dos sintomas, mesmo que de forma discreta. O aplicativo faz perguntas simples para avaliar a probabilidade de um quadro de endometriose. Além disso, é possível inserir dados periódicos sobre o ciclo menstrual para ajudar a rastrear possíveis irregularidades no organismo.
“A partir disso, o aplicativo recomenda a procura por um médico para uma real avaliação”, disse o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e um dos envolvidos na criação do Endolife App.
Após o diagnóstico com um especialista, o aplicativo continua auxiliando a mulher ao contribuir com o acompanhamento do ciclo menstrual e fornecendo orientações e dicas de cuidados pós-operatórios em casos de cirurgia.
A ideia é agregarmos ao aplicativo cada vez mais recursos que possam ajudar no diagnóstico, no tratamento e na informação e bem-estar das usuárias. Para isso, estamos em contato constante com associações de portadoras da doença para melhorar o aplicativo e desenvolver novas funcionalidades.
Patrick Bellelis
Ginecologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
O Endolife App é criação de Cláudia Rocha, Fábio Ramajo, Guilherme Karam, Mariana da Cunha Vieira, Patrick Bellelis, Raquel Magalhães, Rodrigo Fernandes e Willian Kondo, além do professor francês Arnaud Wattiez e o ginecologista mexicano Ramiro Cabrera. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares com Android ou iOS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários